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WoodFlow comemora marca de mais de 300 processos de exportação mediados

WoodFlow

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No mês de maio, a WoodFlow, startup de exportação de madeira do Brasil, comemora um ano do início de suas atividades. Nesse período, mais de 300 processos de exportação foram mediados pela plataforma, gerando uma movimentação no comércio exterior de madeira de mais de 30 mil m3. A startup emprega cerca de 20 pessoas direta e indiretamente, nos setores de desenvolvimento, relacionamento e marketing.

A plataforma já conta com mais de 40 empresas produtoras cadastradas, aptas a exportar a madeira e seus subprodutos para fora do Brasil. Do outro lado, a WoodFlow atende mais de 20 importadores que tradicionalmente compram produtos de madeira do país.

“Estamos presente nos dois lados da cadeia de exportação de madeira. Ao mesmo tempo em que os produtores brasileiros possuem espaço para comercializar seus produtos com clientes de fora do país, compradores estrangeiros nos procuram para cotações e compras por sermos uma plataforma confiável e segura.”

Gustavo Milazzo

Facilidades WoodFlow

“Costumamos dizer que a WoodFlow surgiu de uma necessidade do mercado de gerir melhor todos os processos e documentos envolvidos em um trâmite de exportação. Também identificamos que havia uma carência no mercado de uma plataforma que fosse, ao mesmo tempo, uma vitrine dos produtos brasileiros e um canal confiável e seguro para se fazer negócios”, disse a co-fundadora da WoodFlow, Giullian Fernanda Silva.

No mês de aniversário, a plataforma lança duas novas funcionalidades: a primeira é um aplicativo que permite a inspeção de qualidade dos produtos exportados; e a segunda, voltada para o comprador, é um painel digital, a chamada dashboard, com dados estatísticos de volumes, preços, embarques e outras informações.

Com a primeira, por meio do aplicativo próprio, será possível fazer a inspeção de qualidade do produto exportado. Por exemplo, se a empresa aqui do Brasil está exportando madeira serrada de pinus para os Estados Unidos, ele poderá tirar fotos dos lotes que serão embarcados, atestando a qualidade, como a conferência de medidas, densidade, umidade e outros dados, dependendo de cada produto.

Inicialmente voltada para o comprador, a segunda nova função é um painel virtual, ou dashboard com dados estatísticos dos embarques, como volume, preço médio, locais de embarque e outras informações sobre as negociações.

Com o primeiro passo dado em maio de 2022, a primeira funcionalidade da WoodFlow foi digitalizar as visitas e permitir conhecer as fábricas brasileiras com um clique. Essa aproximação, mesmo que virtual, ajuda a desmistificar o setor florestal brasileiro lá fora, onde é possível mostrar todo o processo produtivo e criar uma imagem positiva de cada produtor cadastrado na plataforma. Nesse quesito, há uma entrevista em vídeo e um tour virtual, onde o cliente pode “passear” pela fábrica, de qualquer lugar do mundo, apenas usando o celular, por exemplo.

Em uma segunda etapa, a WoodFlow permite a rastreabilidade de documentos e processos. Concentrando todos os dados, desde o pedido de cotação até o final da negociação, tudo fica arquivado dentro da plataforma e online. Ou seja, chega de dezenas de trocas de e-mails e envios de documentos.

Em terceiro lugar, é um único local que concentra clientes qualificados, aqueles que realmente estão interessados no produto. É possível realizar ofertas de produtos diretamente na plataforma e compradores ao redor do mundo podem entrar em contato para adquirir seus produtos. E como todo o processo é acompanhado por especialistas em comércio exterior brasileiros, as empresas aqui do Brasil não precisam contratar uma pessoa específica para o cargo, ou usar intérpretes e tradutores durante a negociação. Transpondo a barreira da língua.