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Especialistas dão dicas de como aliar marketing de empresas ao clima dos grandes eventos

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Para sócias da Jahe Marketing, criar conexão emocional e se inspirar na competição para organizar gincanas e fidelizar clientes são estratégias com potencial durante os Jogos

Próximo ao início dos Jogos Olímpicos de Paris, a expectativa é que o evento tenha uma audiência global de 1 bilhão de pessoas – e isso só durante a cerimônia de abertura. Para se ter uma ideia da escala, a Copa do Mundo do Qatar teve uma audiência geral de 5 bilhões de espectadores. As Olimpíadas de Tóquio, ao longo de todos os seus dias, reuniram 3 bilhões. 

“Eventos desse tamanho e escopo atraem uma boa parte da população mundial, e essa audiência toda gera também uma quantia considerável de cotas de patrocínio oferecida para as marcas. Entre ingressos e venda de espaços publicitários, a arrecadação da FIFA com a Copa do Mundo do Qatar, por exemplo, chegou aos R$ 25 bilhões”, exemplifica Thaís Faccin, sócia da Jahe Marketing. “Mas quando o assunto é a maneira como o marketing pode aproveitar esse espírito, o fato é que você não precisa ter um orçamento publicitário de milhões, ou bilhões, para usar eventos esportivos para catapultar o nome do seu negócio.”

De acordo com Satye Inatomi, também sócia da Jahe Marketing, com criatividade e um bom planejamento é possível aproveitar o momento para aumentar o alcance e as vendas de uma marca. “É importante levar em conta que o esporte desperta conexões emocionais, assim como uma campanha ou uma peça de marketing bem-executada”, comenta. Assim, vale a pena usar a imaginação e apostar em estratégias para que o torcedor se sinta tão valorizado quanto o atleta. 

As sócias da Jahe Marketing ressalvam que, embora não seja permitido utilizar comercialmente símbolos associados à Olimpíada, é possível colocar a criatividade em prática para surfar no espírito esportivo. “O conceito de competição pode ser aplicado de diversas formas para fidelizar clientes. Criar uma lista de missões a serem completadas durante a duração do evento, por exemplo, ranqueando os clientes mais engajados e distribuindo prêmios ou descontos ao final do período é uma excelente forma de criar recorrência na interação entre marca e consumidor”, diz Inatomi.

A melhor estratégia, dizem as especialistas, combina o planejamento com antecedência e a escuta atenta ao que acontece durante a competição. “Em 2021, durante a Olimpíada de Tóquio, houve um boom nas buscas por skates em e-commerces brasileiros, depois de a modalidade estrear nos Jogos com atletas nacionais em destaque”, diz Faccin. Assim, quem estiver atento às notícias também pode encontrar jeitos de aproveitar o movimento gerado pelo evento esportivo.

As Olimpíadas podem ainda ser uma oportunidade de conversar com os consumidores sobre os valores da companhia, como o investimento e apoio à inclusão e à diversidade. Na delegação brasileira neste ano, por exemplo, a expectativa é que, pela primeira vez, a quantidade de atletas mulheres seja superior a de atletas homens. 

Além disso, as Paralimpíadas de Paris acontecem logo após os Jogos, no final de agosto, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem a expectativa de convocar cerca de 250 atletas com deficiência neste ano – em Tóquio, foram 235.

“Criar mensagens de apoio a essas causas e trazer o tema para o centro do debate pode ser uma maneira de chamar a atenção de novos contatos. Com a ressalva, é claro, de que essa tem de ser realmente um assunto para o qual a companhia dá atenção o ano todo. Do contrário, é um tiro no pé”, afirma Inatomi.

As especialistas da Jahe Marketing lembram que mesmo que patrocinar eventos de grande porte seja utopia para a maioria dos empresários, é possível usar esses grandes eventos como inspiração. Mas talvez seja possível patrocinar o campeonato infantil de skate da sua cidade, o time de futsal ou mesmo as gincanas escolares da cidade”, diz Faccin. 

“A questão aqui é expor sua marca por meio de eventos esportivos, mesmo que sejam amadores ou infantis. Haverá uma quantidade grande de pessoas e pode ser a oportunidade para mostrar o valor da sua companhia”, completam.

Sobre a Jahe Marketing 

A Jahe Marketing é uma assessoria de marketing altamente especializada e comprometida com o sucesso de seus clientes. Conduzida por profissionais com mais de 20 anos de experiência, oferece serviços customizados, que incluem a terceirização do marketing de empresas de todos os portes, a elaboração de planos estratégicos, a execução de todas as atividades da área e a entrega real de resultados.