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Um ano após M&A Lett soma presença em 12 países da América Latina

América Latina

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Pouco mais de um ano após a aquisição da Lett pela Neogrid, a empresa continua conquistando novos mercados. Atualmente, são 12 países da América Latina atendidos pelas soluções para e-commerce e trade marketing digital. A intenção é manter a internacionalização e tornar mais robusta a operação no Brasil. A visão de futuro otimista, porém, se tornou possível apenas com a aquisição da startup mineira pela Neogrid, companhia brasileira de software para gestão de supply chain. A Questum, assessoria especializada em M&A, ficou com a missão de encontrar o comprador ideal e assessorou a startup durante o processo de venda.

“Ter alguém que fique responsável pelo processo de M&A e permita que os sócios se dediquem mais à operação é essencial. A assessoria contribui também para alinhar expectativas e dividir as responsabilidades. No nosso caso, nenhum dos sócios tinha experiência com M&A, então fez muito sentido para deixar o processo fluido e organizado.”

Davi Song

Com 120 funcionários contratados no Brasil e exterior, a Lett surgiu em 2014 e desde 2020 acompanha com interesse os movimentos de fusões e aquisições. Na época, a startup percebeu que as taxas de crescimento do negócio estavam atrativas para o mercado e, somado a isso, o consumo online estava em expansão acentuada por conta da pandemia. Começou então a construção da estratégia de venda da Lett. Após meses de trabalho, surgiu a oportunidade de saída com a Neogrid que havia aberto capital recentemente na B3 e estava com apetite para aquisições.

“Temos uma sinergia muito positiva com a Neogrid e isso faz diferença. Ela está posicionada no mesmo mercado de soluções na cadeia de suprimentos e com o mesmo cliente que é o nosso objetivo”, conta Davi que, juntamente com os outros sócios da Lett, permanece na operação da empresa.

A assessoria para o M&A foi realizada pela Questum. A empresa nasceu há apenas três anos e já assessorou outras seis operações de venda: da PagueVeloz (para Serasa Experian), Ipê Digital, Effecti e Mercos (para Nuvini), Mercadapp (para Linx) e Zipper (para CRM&BONUS). Com uma metodologia criada especialmente para startups, foca na estratégia dos negócios, na governança corporativa e no apoio a jornada de captação de investimentos e exit.

“Assegurar uma transação com a organização mais alinhada aos objetivos da startup, faz diferença e é mandatório dentro do processo realizado pela assessoria de M&A. Sinergia e atenção ao momento em que cada um dos envolvidos está são fatores imprescindíveis para um pós-deal de sucesso para ambos os lados”, afirma Rafael Assunção, fundador e Managing Partner da Questum.

Para garantir a tranquilidade do processo, tanto no caso da Lett quanto das demais startups assessoradas pela Questum, é realizada uma preparação do time C-level para todas as etapas do M&A. Isso ocorre, pois o processo de saída tem duração média de um ano e o trabalho a ser desenvolvido nesse período é de responsabilidade desses executivos. Davi, por exemplo, foi dentre os sócios da Lett, aquele que ficou responsável pelas atividades inerentes ao processo de venda da startup, junto à assessoria de M&A, e enquanto isso, os demais puderam continuar dedicados exclusivamente à operação.