Pesquisar
Close this search box.

Tokenização chega ao mercado de créditos de carbono de energia renovável e deve gerar impacto nas práticas ESG

Tokenização chega ao mercado de créditos de carbono de energia renovável e deve gerar impacto nas práticas ESG

Compartilhe este conteúdo:

De acordo com relatório da International Chamber of Commerce (ICC) Brasil, o Brasil concentra 12% da oferta global de créditos de carbono, podendo chegar a 48,7% até 2030. No entanto, esse mercado ainda não é regulado no país, sendo movimentado através de empresas com alinhamento a práticas ESG que buscam compensar suas emissões de gases de efeito estufa, sem que exista uma obrigação legal. Focados nesse desafio, o BizHub, ecossistema de inovação da A&M no Brasil, e a startup egreener.io, estão trabalhando de forma a atender a alta demanda de mercado com um fluxo constante de geração, certificação e negociação de créditos de energia renovável. Uma tonelada de carbono evitado gera um token, a startup tem como expectativa a geração de 1 milhão de créditos nos próximos meses.

Atualmente, neste setor, não existem plataformas brasileiras de tokenização por blockchain que atendam o processo da originação com smart contracts até a negociação em um modelo de Exchange interoperável, sistema que garante uma maior transparência nos processos. A egreener.io é pioneira nesse processo que neste momento precisa estar alinhada globalmente com os principais países que se comprometeram a cumprir com as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. Globalmente, a expectativa é que a demanda por créditos de carbono cresça 15 vezes o volume atual até 2030. Com isso, o mercado que hoje corresponde a USD 1 bilhão deve saltar para USD 50 bilhões no mesmo período. O Brasil acompanha esse movimento, das 80 principais empresas que atuam no país, 77% já estabeleceram metas públicas para redução de emissões.

A parceria entre o BizHub e a egreener.io acelerou, em até 1 ano, a implementação da solução via Digital Asset, plataforma que vem sendo desenvolvida desde 2021 e encontrou nos créditos de carbono uma oportunidade para alavancar o atendimento desse mercado fim-a-fim.

“Foi um match bem oportuno, estamos falando de um ativo digital bastante valioso e um mercado que está em alta agora. Com o amadurecimento do mercado, entendemos que a plataforma permitirá a conexão de empresas com interesse na venda e compra de créditos, tokenizando todas as operações para facilitar a negociação, o vínculo à carteira digital e entregar a segurança de toda rastreabilidade e transparência deste processo.”

Marcos Caruso, Diretor Sênior do BizHub.

A plataforma engloba, inicialmente, créditos relacionados a iniciativas de geração de energia limpa, tais como: usinas solares, eólicas, hidráulicas, biomassas, hidrogênio verde e biogás.

“Cada crédito de carbono é único, portanto, o foco neste momento em créditos de energia renovável se deve a sua acuracidade e impacto quantificável nos esforços de redução dos gases de efeito estufa, eliminando qualquer risco de dupla-contagem e superestimativa do real impacto positivo”

Guilherme Mendes, co-fundador da egreener.io.

Ao encontrar as usinas de energia interessadas em gerar créditos de carbono, é feita uma análise inicial do potencial de emissão de créditos e qual o impacto no meio-ambiente e comunidades próximas. Validada essa etapa, é elaborado o projeto e cadastrado na certificadora, onde passará por um processo de auditoria de terceira parte para confirmar a quantidade de créditos e metodologia utilizada, somente após aprovação nesta etapa é que é feita a emissão dos créditos.

Ressalta-se que os projetos são elaborados com as metodologias da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima) e que todo o processo não requer nenhum investimento inicial por parte da usina, uma vez que, a egreener.io assume todo o risco financeiro e, apenas no sucesso da certificação, fica com um percentual dos créditos emitidos. “O Mercado Voluntário tem a credibilidade como pilar principal, sendo que a plataforma de tokenização e comercialização irá garantir completa transparência e rastreabilidade, desde a emissão do crédito de carbono até a sua aposentadoria para fins de compensação. A egreener.io juntamente com o BizHub, está também acompanhando de perto a tramitação do PL 412/2022, para que nossos créditos estejam aptos a serem utilizados no novo mercado regulado que será implantado no Brasil.”

A solução oferecida inicia já com créditos de valor e qualidade para o mercado, atendendo 6 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que categorizam os desafios de desenvolvimento que as nações ao redor do mundo apresentam. São eles: objetivo 6, água potável e saneamento, objetivo 7, energia limpa e acessível, e objetivo 8, trabalho decente e crescimento econômico. Os outros três selos representam o objetivo 12, consumo e produção responsáveis, objetivo 13, ação contra a mudança global do clima e, por fim, o objetivo 15, focado na proteção e restauração à vida terrestre.

Para facilitar o processo de compra de créditos, futuramente a plataforma deve implementar uma calculadora de emissão de carbono que auxiliará o público geral interessado em fazer sua própria compensação, calculando o quanto deve ser comprado de acordo com o número total de emissões de cada cidadão.

Customização de soluções agiliza a inovação dentro das corporações

A solução criada pelo BizHub em parceria com a egreener.io faz parte da visão de negócios defendida pelo ecossistema de inovação. Isso porque, a constante busca das empresas por soluções tecnológicas que impulsionem seu crescimento com agilidade e praticidade criou o cenário ideal para o desenvolvimento de uma consultoria 3.0 baseada em plataformas personalizáveis e inteligência artificial. A alternativa oferece tecnologia customizável e pronta para uso imediato por negócios de todos os setores, a partir de recursos emergentes e foco na resolução de problemas.

As plataformas construídas tem uma aplicabilidade ampla em termos de setores da economia e exigem pouca customização, facilitando a inovação dentro das corporações. “A escalabilidade dessa solução é um ponto bastante relevante, pois permite atender às necessidades de diversos modelos de negócio. E a experiência de integração também é outro fator positivo, já que é embarcada com tecnologias no-code e low-code que permitem uma entrega rápida e de qualidade”, comenta o co-fundador do BizHub, Ricardo Bonora.

Atualmente o BizHub disponibiliza ao mercado outras duas plataformas proprietárias: a primeira delas atua com soluções completas de inteligência artificial humanizada com alto grau de realismo, chamada de Pessoa Digital. A segunda utiliza a inteligência de dados para diagnóstico rápido de oportunidades em eficiência