Pesquisar
Close this search box.

Startup brasileira Bitshopp desenvolve a primeira plataforma para a tokenização e negociação de ativos e recebíveis

Startup brasileira Bitshopp desenvolve a primeira plataforma para a tokenização

Compartilhe este conteúdo:

Fundada em 2019, a Bitshopp é uma techfin especializada no mercado de infraestrutura blockchain e web3 que surgiu com o propósito de facilitar o acesso a tecnologias disruptivas, tornando serviços e processos financeiros mais eficientes.

Um exemplo disso é o desenvolvimento da BitExchange, a primeira plataforma brasileira para a tokenização e negociação de ativos e recebíveis que permite a tokenização e negociação de qualquer tipo de ativos e recebíveis (cartão, duplicata, etc) de forma simples e eficiente, em um ambiente blockchain totalmente seguro e escalável.

A BitExchange é customizável e permite que cada empresa crie a sua própria plataforma e ecossistema de tokens, viabilizando a criação, negociação, formalização e transação de tokens (fungíveis, semi-fungíveis e não fungíveis) em mercado secundário, através de uma simples integração via API (interface de programação de aplicações). Além disso, possui integração com as principais registradoras em ambiente interoperável, reduzindo consideravelmente processos burocráticos e os custos de comissão e emissão dos tokens e smart contracts, sem a cobrança das altas taxas praticadas nas redes públicas de blockchain. Outra vantagem da tecnologia, é utilização de mecanismos de consenso mais sustentáveis, que consomem menos recursos energéticos em seu funcionamento.

As vantagens da tokenização são muitas: maior segurança, auditabilidade e transparência; redução de custos; automatização de processos e contratos (smart contracts); fracionamento de ativos; funcionamento ininterrupto; e intercambialidade dos tokens.

Por conta dos seus benefícios e possibilidades, o processo de tokenização vem atraindo cada vez mais adeptos e sendo utilizado para diversas finalidades, como: negociação de ativos, troca de valores, operações de crédito, créditos de carbono, registro e transferência de bens, distribuição de royalties, jogos e gamificação (metaverso), dentre outras.

“Acreditamos que o Brasil tem potencial para se tornar uma referência mundial no setor de tokenização, tanto em questões de mercado quanto de tecnologia, e queremos ajudar as empresas e instituições financeiras a atuar nesse setor de forma mais eficiente através da infra estrutura que estamos construindo.” afirma Marcos Dias, diretor de produtos da Bitshopp.

Wiliam Kerniski, investidor da Bitshopp, afirma: “Projetos e negócios que sejam fortemente respaldados por tecnologia e inovação e a possibilidade de escalar as soluçõe em diferentes segmentos de mercado como financeiro, agro, entretenimento entre outros foram fundamentais na hora de investir na Bitshopp.”

O que é um token?

O termo “Tokenização” tem origem na palavra “token”, que significa “símbolo” em inglês, e sua aplicação em ambiente digital se populariza a cada dia. Qualquer pessoa que tenha visitado um cassino ou jogado “War” quando criança , já pegou um “token” físico na mão. Eles são basicamente objetos que têm a função de representar algo, e por consequência disso, passam a ter o mesmo valor que aquilo que representam no ambiente em que são utilizados.

Sobre a Bitshopp

A Bitshopp é uma techfin especializada no mercado de infraestrutura blockchain e web3 que surgiu com o propósito de facilitar o acesso a tecnologias disruptivas, tornando serviços e processos financeiros mais eficientes.