Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Startup ambiental brasileira faz história e ganha premiação especial no SXSW Pitch 2023 - WITRI

Startup ambiental brasileira faz história e ganha premiação especial no SXSW Pitch 2023

SXSW Pitch 2023

Compartilhe este conteúdo:

A Plataforma Agentes do Meio Ambiente realizou, no último domingo (12), em Austin, no Texas, feito inédito para o ecossistema de inovação brasileiro. A solução que utiliza a tecnologia de redes sociais para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas recebeu o prêmio “Melhor Empresa Bootstrap”, concedido pelo SXSW para negócios promissores, que possuem criatividade e potencial de todas as categorias da competição sem terem recebido financiamento prévio. Essa é a primeira vez em 15 anos que uma empresa brasileira recebe a premiação do South by Southwest, principal evento global de inovação.

“É um reconhecimento importante porque, em meio a tantas tecnologias de inteligência artificial e robôs, somos uma empresa que trabalha nas periferias do Brasil com foco total no ser humano .”

Marcelo Crivano

Participaram da edição 2023 do SXSW Pitch 613 iniciativas de todo o mundo, 40 empresas de tecnologia foram selecionadas como finalistas, apenas duas do Brasil, para concorrer em oito categorias diferentes: Inteligência Artificial, Voz e Robótica; Dados Corporativos e Inteligentes; Entretenimento, Mídia & Conteúdo; Alimentos, Nutrição e Saúde; Futuro do Trabalho; Tecnologias Inovadoras do Mundo; Metaverso & Web3; e Cidades Inteligentes, Transporte e Sustentabilidade.

Cada um dos vencedores do Pitch recebeu um prêmio em dinheiro e o acesso para a conferência SXSW do próximo ano, além da exposição aos participantes do SXSW e potenciais investidores que procuram o que há de mais eficiente em tecnologia de ponta e inovação.

“Em nosso 15º ano, o SXSW Pitch continua a representar as principais inovações tecnológicas de todo o mundo e mostrar como essas startups estão mudando o futuro de suas indústrias”, disse o produtor do evento SXSW Pitch, Chris Valentine.

Em sua apresentação, o CEO da Smart Citizen e Idealizador da Plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente, Marcelo Crivano mostrou como funciona a solução que usa a tecnologia de redes sociais e a gamificação para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações ambientais.

A iniciativa inédita também venceu o desafio Climate Smart Cities Challenge 2022 promovido pela ONU-Habitat e está revolucionando o serviço de limpeza urbana no Brasil, além de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“O que torna nossa tecnologia relevante é o real engajamento das pessoas no cuidado com o meio ambiente. Nosso objetivo é gerar inúmeros benefícios sociais às comunidades envolvidas. Para isso, é importante entender a complexidade de cada cidade e trabalhar em conjunto com a população.”

Marcelo Crivano

Rede Social Ambiental

Desenvolvida pela empresa paranaense, Smart Citizen, a AMA conta com mais de 10 mil usuários. O aplicativo para celulares promove o envolvimento contínuo de seus participantes em todas as atividades e pesquisas propostas por meio de uma gincana contínua de práticas sustentáveis. Diariamente os AMAs recebem ações em seu app e ganham pontos e podem receber uma remuneração em dinheiro para levar ao mundo real os conhecimentos adquiridos na ferramenta digital, ao final de cada mês os líderes do ranking são premiados.

Preparadas por uma equipe multidisciplinar, as ações e pesquisas estão atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e funcionam como uma poderosa ferramenta de educação ambiental.

Zeladoria ambiental e governança

Em funcionamento há 9 meses, na cidade de Florianópolis, a Plataforma AMA tem engajado moradores da cidade para atuar na limpeza e preservação do próprio bairro. A partir do seu cadastro aprovado, o morador se converte em um zelador ambiental remunerado e um multiplicador de boas práticas ambientais. Por meio de um aplicativo no celular, o Zelador recebe suas tarefas e registra suas ações executadas. Atualmente mais de 580 zeladores ambientais atuam em toda a cidade e foram responsáveis pela execução de mais de 60 mil serviços.

A tecnologia permite ao poder público medir a efetividade dos resultados, gerar dados relevantes e acompanhar remotamente o desempenho de cada Zelador. Consegue também medir a percepção da população em relação aos serviços públicos e de governança nas cidades.

Ao realizar as tarefas previstas pela plataforma, os participantes são remunerados pelas suas atividades. Os zeladores realizam serviços rotineiros como varrer calçadas, vias públicas, promovem educação ambiental entre moradores, monitoram descarte irregular de lixo, bueiros entupidos, entre outras ações.