Pesquisar
Close this search box.

Serpro assina acordo de cooperação técnica com o Ministério do Turismo

Serpro assina acordo de cooperação técnica com o Ministério do Turismo

Compartilhe este conteúdo:

O Serpro e o Ministério do Turismo já estão mais próximos de desenvolver tecnologias que terão impacto na vida dos viajantes em todo o Brasil. A empresa pública e o órgão assinaram, na segunda-feira, 4, um Acordo de Cooperação Técnica. Na prática, a parceria pretende viabilizar a Ficha Nacional de Hóspedes Digital e outras soluções que tragam inteligência aos dados de turismo ou mesmo o uso de robôs para auxiliar em processos de prestação de contas.

A ficha nacional de registro de hóspedes (FNRH) é um documento produzido por hotéis, hostels e pousadas com dados dos hóspedes e o registro de sua movimentação diária. É uma obrigação prevista na Lei 11.771 , que determina que esses dados sejam coletados e enviados ao Ministério do Turismo para serem utilizados na elaboração de políticas públicas. Seu preenchimento tem sido feito em papel e caneta no check-in dos estabelecimentos. A proposta do Serpro é automatizar a FNHR, trazendo agilidade e informações disponíveis em tempo real. 

“Viemos de um processo de aproximação com o Serpro desde o final do ano passado. Esse acordo é fruto de um grande trabalho de alinhamento para adequarmos o Ministério do Turismos às melhores práticas, principalmente em um mundo onde já se fala em destinos turísticos inteligentes e economia 4.0”.

Explicou o chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Antônio Pedreira Júnior.  

Além das novidades tecnológicas, o ministério também procura investir em soluções de base, como armazenamento em nuvem, suporte aos sistemas de segurança e as certificações digitais. Para 2022, a pasta possui uma previsão orçamentária de cerca de R$ 2,6 bilhões.