Pesquisar
Close this search box.

Salas do Empreendedor Gaúchas são certificadas pelo Sebrae RS

Salas do Empreendedor Gaúchas são certificadas pelo Sebrae RS

Compartilhe este conteúdo:

De 119 salas seladas em 2022 houve crescimento para 133 em 2023. E em 2024, o RS integrará o processo de Certificação Nacional. Essas são boas notícias em relação à Certificação das Salas do Empreendedor do Rio Grande do Sul, cuja cerimônia ocorreu ontem, dia 12. Portanto, a distinção que reconhece os espaços que prezam pela excelência no serviço prestado aos empreendedores no estado premiou 14 municípios a mais que em 2022. Entre as salas certificadas, 40 alcançaram o Selo Diamante, 44 o Selo Ouro, 5 o Selo Prata e 44 o Selo Bronze. O momento da entrega dos selos ocorreu ontem a tarde (terça-feira, 12) na sede da Fecomércio RS (Rua Fecomércio 101), em Porto Alegre, onde, pela manhã, ocorreu o Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento.

As salas do empreendedor são pontos focais de atendimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e demais empreendedores potenciais, ambientes das Prefeituras municipais que, com apoio do Sebrae, em sua essência, buscam facilitar o processo de abertura, regularização e gestão de pequenos negócios, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas regiões em que atuam. Os espaços funcionam como pontos de apoio, oferecendo informações, capacitação, consultorias, formalização de empresas, orientações sobre legislações e acesso a programas de incentivo ao empreendedorismo.

Critérios

O processo de certificação leva em conta critérios gerais de atendimento e serviços prestados. Desde o ano passado, alguns novos quesitos foram incluídos, tais como a presença das Salas nas redes sociais, a oferta de Mapa de Oportunidades para os empreendedores e a realização de cursos diversos para o melhor atendimento pelas Salas. Atualmente o RS possui 222 Salas do Empreendedor. Ao todo, 159 municípios se inscreveram para participar da certificação nesta temporada.

“É importante promover esse reconhecimento das Salas do Empreendedor porque ele demonstra o comprometimento dos municípios gaúchos em impulsionar seu desenvolvimento. Esses espaços aceleram o crescimento econômico e social, por meio do fomento ao empreendedorismo.”

Janaína Zogo Medeiros, gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS.