Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Programa Natureza Empreendedora abre inscrições para acelerar negócios de impacto positivo na Grande Reserva Mata Atlântica - WITRI

Programa Natureza Empreendedora abre inscrições para acelerar negócios de impacto positivo na Grande Reserva Mata Atlântica

Grande Reserva Mata Atlântica

Compartilhe este conteúdo:

Estão abertas as inscrições para um novo ciclo do Programa Natureza Empreendedora na Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil. Realizado pela Fundação Grupo Boticário, com execução técnica do Sebrae-PR, o processo de aceleração de negócios oferecerá capacitação e mentoria gratuitas para até 15 empreendimentos, visando potencializar os benefícios de iniciativas capazes de gerar impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente. Podem participar da seleção empreendedores que atuam em pelo menos um dos 60 municípios da região, que engloba áreas em São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Os negócios podem ser embasados em ativos da natureza, com atividades sustentáveis relacionadas ao turismo em áreas naturais; agricultura, pecuária e manejo florestal; pesca, aquicultura e maricultura, saneamento ambiental e produção sustentável em diferentes cadeias da sociobiodiversidade. Ao final do processo, as três iniciativas mais bem avaliadas receberão incentivo financeiro – R$ 10 mil para o primeiro colocado e R$ 5 mil para o segundo e terceiro colocados. As inscrições podem ser feitas até o 31 de maio, por meio de formulário on-line.

“Existem muitas oportunidades para pequenos e médios negócios capazes de aliar bom desempenho econômico à proteção do meio ambiente. No entanto, sabemos que os empreendedores precisam de incentivo e apoio para desenvolverem todo o seu potencial. Entendemos que o fomento a esse ecossistema de empreendedorismo aliado à conservação da natureza na Grande Reserva Mata Atlântica vai além de oferecer recursos financeiros, envolvendo também espaço para o estabelecimento de redes, mentorias e aceleração”, afirma Guilherme Karam, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário. “Buscamos negócios com impacto socioambiental positivo para apoiarmos seu fortalecimento”, complementa.

Sobre o processo

Por meio de encontros presenciais e on-line, os negócios selecionados passarão por capacitações sobre gestão, conservação da natureza, marketing, finanças, liderança e mensuração de impacto, totalizando 22 horas de formação. Cada negócio também terá acesso a 11 workshops on-line e nove horas de mentoria para acompanhamento individualizado do desempenho, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.

Podem se inscrever negócios que tenham produtos e/ou serviços que impactem positivamente ao menos um dos seguintes municípios (29 de São Paulo, 18 do Paraná e 13 de Santa Catarina): Apiaí, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Capão Bonito, Eldorado, Guapiara, Ibiúna, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itanhaém, Itaóca, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Mongaguá, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Peruíbe, Piedade, Pilar do Sul, Ribeirão Grande, São Lourenço da Serra, São Miguel Arcanjo, Sete Barras e Tapiraí (SP); Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Colombo, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná (PR); Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio dos Cedros, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Schroeder (SC).

Mais de 40 negócios acelerados

O Natureza Empreendedora já acelerou 46 negócios que impactam positivamente a natureza na região da Grande Reserva, em quatro edições já realizadas desde 2019. No último ciclo, realizado ao longo do último ano, 13 negócios foram acelerados, com destaque para Di Helena, uma agroindústria ecológica autossustentável localizada em Quatro Barras (PR), que ficou com a premiação pelo primeiro lugar; Viva o Vale, empresa que atua com o turismo sustentável no Vale do Ribeira (SP), classificada na segunda posição; e a Beeland – Produtos Agroflorestais, que atua na conservação e multiplicação das abelhas nativas da Mata Atlântica em Morretes (PR), que ficou na terceira colocação.

Ao longo do processo de aceleração do ano passado foram oferecidos 410 minutos de videoaulas, 330 horas de consultoria temática e individualizada, 1 encontro presencial, nove módulos temáticos e dois conteúdos extras, além de 13 workshops online, somando 26 horas.. Em 2021 e 2022, o Natureza Empreendedora também teve edições na região hidrográfica da Baía de Guanabara, que abrange 17 municípios do Rio de Janeiro, acelerando um total de 25 negócios de impacto socioambiental positivo.