Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Primeira mulher presidente da Conaje terá papel de destaque no encontro anual da Aliança de Jovens Empreendedores do G20 - WITRI

Primeira mulher presidente da Conaje terá papel de destaque no encontro anual da Aliança de Jovens Empreendedores do G20

Maria Brasil, presidente da Conaje

Compartilhe este conteúdo:

Principais lideranças jovens do mundo estarão reunidas na Alemanha nos próximos dias 27 e 28 de outubro para apresentar medidas de urgência que foram debatidas ao longo do ano sobre o desenvolvimento do empreendedorismo jovem no mundo, muito prejudicado pela pandemia do Covid-19. O Brasil será representado pela empresária Maria Brasil, primeira mulher presidente da CONAJE, Confederação Nacional dos Jovens Empresários, e fundadora da Essence Branding, formada em Comunicação e Marketing com especialização no Instituto Europeu de Design.

Com atuação em associações cuja liderança a alçou à presidência da entidade, Maria vem desenvolvendo em sua gestão pela CONAJE trabalhos importantes como a criação do “CONAJE para Elas” que é um programa de desenvolvimento feminino para fomentar mais mulheres jovens empreendedoras dentro do associativismo. E fomentou também a capacitação, com o programa Brasil Mais Empreendedor, que em sua gestão mesmo em meio a pandemia, capacitou mais de 800 jovens nos estados de Alagoas e Espírito Santo, com curso sobre empreendedorismo para aos que estão em vulnerabilidade social.

“E também fizemos turmas especiais e exclusivas para mulheres, que é um cuidado grande que tenho na minha gestão para que possamos gerar renda para essas mulheres terem mobilidade social, autonomia e, consequentemente, mais liberdade”, nos conta Maria Brasil.

Maria Brasil, presidente da CONAJE

Entre a agenda nacional de trabalho da Maria na CONAJE, e a agenda de prioridades internacionais dos grupos o qual participa ativamente, como o da Aliança dos Jovens Empreendedores do G20 e da Federação Ibero Americana de Jovens Empresários, uma das grandes lacunas do Brasil é a falta de políticas públicas que irá dar base e fomentar o empreendedorismo na formação do jovem brasileiro.

“Falta o fortalecimento de habilidades empreendedoras no ensino básico, tratar como política pública com consciência ambiental, social, para esse mundo em transformação. Promover o acesso à educação profissional no ensino técnico e superior a grupos de baixa renda, como políticas de bolsas para formação e permanência estudantil, aumentar o investimento em escolas técnicas, aumentar o subsídio de linhas de crédito para empreendedores com até 39 anos, simplificar a captação de recursos estrangeiros, regulamentar a contratação de parte da equipe como MEI/PJ em empresas de até 100 funcionários nos setores de tecnologia e economia criativa, por exemplo, entre importantes prioridades”, afirma a presidente da CONAJE.

Maria Brasil, presidente da CONAJE

Outro marco importante na gestão de Maria Brasil foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica junto a Secretaria Nacional da Juventude, a SNJ, para a realização de uma grande pesquisa do perfil do jovem empreendedor brasileiro. Essa pesquisa que estará em aplicativos do governo federal como ID (identidade digital) Jovem, será um mapa atualizado com dados aprofundados e assertivos dos principais desafios e necessidades de nossos jovens e, a partir disso, poderão participar melhor da construção de novas políticas públicas focadas ao jovem empreendedor brasileiro.

Portugal e Alemanha, G20 YEA e Planetiers World Gathering, um dos maiores eventos de inovação sustentável do planeta!

Maria Brasil participa na próxima semana representando o Brasil em dois eventos relevantes, o primeiro em Lisboa, Portugal, no “Planetiers World Gathering” que tem entre importantes palestrantes o David Simas, Presidente da Obama Foundation, é um dos maiores eventos de inovação sustentável da atualidade. Ela participa de um painel no dia 24 de outubro com o tema Empreendedorismo Jovem para Impacto.

“Justamente por ser um País tão múltiplo em cultura, em etnias e com uma mescla tão grande de visões e de perspectivas, o Brasil oferece essa possibilidade de contar com o empreendedorismo como uma verdadeira alavanca de mobilidade social para muitos jovens. Então uma das principais lutas que precisamos travar é quanto mais cedo as nossas crianças, os nossos jovens aprenderem o que é o empreendedorismo, e não só no sentido de abrir um negócio formal, com um CNPJ, mas de ter uma mente empreendedora que é criativa, que soluciona problemas, que busca novas formas de fazer as coisas, ao invés de manter uma mente linear educada com o sistema tradicional, quanto mais os nossos jovens tiverem essa quebra de paradigma, eles vão conseguir compreender o empreendedorismo como um forte caminho para geração de renda, para mudança de perspectivas, para mobilidade social porque o empreendedorismo traz essa possibilidade. Com todos os desafios que temos, o Brasil é hoje um pais que nos oferece isso”, finaliza Maria Brasil, Presidente da CONAJE e fundadora da Essence Branding.

Maria Brasil, presidente da CONAJE

E, nos dias 27 e 28 de outubro, os jovens empreendedores das 19 maiores economias do mundo e a União Europeia, estarão reunidos em Hamburgo, na Alemanha para o encontro anual da G20 Young Entrepreneurs Alliance que terá como tema Garantir a Paz e a Sustentabilidade através do Empreendedorismo.

A presidente do CONAJE participará do painel “Sustainable Transformation”, além de ministrar a palestra “Leading Women”, na qual falará sobre o protagonismo feminino no ambiente empreendedor. No encontro anual os líderes assinam e trabalham como o Communiqué com todas as metas elaboradas ao longo do ano: Communiqués – G20 YEA