Pesquisar
Close this search box.

Plataforma de diversidade para empresas usa inteligência artificial no cruzamento de dados

Inteligência artificial no cruzamento de dados

Compartilhe este conteúdo:

A Plurie br. startup brasileira que atua na área de Diversidade, Equidade e Inclusão está lançando uma plataforma para o mercado que utilizará inteligência artificial no cruzamento de dados e na criação de um índice baseado em metodologia própria para identificar a qualidade e o andamento das políticas de DE&I dentro das empresas.

A primeira parceria com a utilização da plataforma de dados está em andamento e é com a Grant Thornton Brasil, uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos. O dashboard criado pela Plurie br. conta com 3 grandes métricas: demografia, maturidade DE&I e censo de pertencimento. Esses temas são acompanhados mediante um questionário com 62 perguntas que são repassadas aos colaboradores e fornecedores da empresa, que respondem de forma anônima, permitindo que o algoritmo Plurie br. faça o cálculo.

Com esses valores, que variam em uma escala de 0 a 5 o setor responsável pelas políticas de diversidade, equidade e inclusão de cada empresas conseguem verificar como estão as iniciativas e quais as medidas que precisam ser adotadas, como por exemplo, o incentivo a participação de cursos de letramento, ou de unificação de processos e até mesmo de melhoria no clima organizacional.

“A partir da experiência de 2022, com o streaming de conteúdo da Plurie br. percebemos que uma grande queixa de nossos clientes era a mensuração dos resultados de DE&I, assim nasceu nossa Plataforma, que também está disponível em forma de aplicativo, para facilitar para os gestores que podem ter acesso o tempo todo as métricas e percepções dos colaboradores.”

Laura Salles

Empresas americanas e canadenses como Diversio e Mathison já utilizam a IA como forma de mensurar os resultados das ações de DE&I dentro das companhias, no entanto, esses índices não estão devidamente atrelados a realidade brasileira, por este motivo, a Plurie br. aposta que dentros das métricas adotadas em que há uma preocupação com a construção histórica real e estrutural do país.

“Não podemos deixar de considerar o contexto histórico e político atual do Brasil. No próximo dia 21 de março, por exemplo, será o prazo final de adequação à Lei 14.457 do Programa Emprega Mais Mulheres, que torna obrigatório para empresas medidas preventivas contra assédio sexual e outras formas de violência contra as mulheres. Desta forma, a nossa Plataforma pode colaborar decisivamente, observando e colhendo informações precisas sobre os programas e o clima da organização”, confirma Salles.