Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Pesquisa aponta que líderes de TI desconhecem a relação da rede corporativa com a experiência dos colaboradores - WITRI

Pesquisa aponta que líderes de TI desconhecem a relação da rede corporativa com a experiência dos colaboradores

líderes de TI

Compartilhe este conteúdo:

Apesar da demanda contínua pelo trabalho híbrido, os líderes de TI em todo o mundo não estão reconhecendo a extensão total da conexão entre a rede corporativa e as experiências dos colaboradores. A conclusão é de uma recente pesquisa divulgada pela HPE Aruba Networking – embora três quartos dos entrevistados acreditem que a digitalização é fundamental tanto para os colaboradores realizarem seus trabalhos quanto para a atração e retenção de talentos, apenas 55% veem a forte relevância da rede para estas áreas.

A pesquisa, que apresenta respostas de 2.100 líderes de TI de 21 países, incluindo o Brasil, examinou como as lideranças em TI estão abordando a rede corporativa e avaliou até que ponto esses líderes e suas organizações entendem a rede como um ativo que impulsiona os negócios, assim como o impacto que estão vendo como resultado.

O papel da rede

Por um lado positivo, há um reconhecimento crescente de líderes de TI e organizações sobre a amplitude do impacto da rede. De acordo com 44% das lideranças de TI, a rede é vista pelas organizações e líderes como uma ferramenta para a transformação digital, e outros 33% dizem que suas organizações veem a rede desempenhando um papel na transformação comercial mais ampla. Em contraste, apenas 23% dizem que suas organizações reconhecem a rede apenas por sua conectividade funcional.

No entanto, os resultados também apontaram de onde essa transformação pode vir – particularmente na entrega de experiências aos colaboradores.

Conectando experiências dos colaboradores com a rede

Três quartos dos líderes de TI acreditam que a digitalização é fundamental, tanto para atrair talentos quanto para que os colaboradores possam realizar seus trabalhos. No entanto, a relevância da rede para a atração e retenção de colaboradores foi listada em último lugar entre todas as áreas de negócios. Talvez não seja surpreendente que essa também seja a área em que os líderes de TI estimam que a rede esteja tendo o menor impacto atualmente. Ou o impacto menos positivo.

Impacto este que se torna evidente quando se considera o que as redes de hoje parecem ser capazes de oferecer – apenas 43% dos líderes de TI dizem que a rede permite que a equipe trabalhe de qualquer lugar e somente 34% concordam que a rede pode oferecer conectividade contínua. Enquanto isso, com a personalização digital em mente, menos ainda (29%) observam que a rede permite que eles ofereçam aos funcionários um serviço Bring your Own Device – BYOD.

“Dada a prevalência e a demanda por trabalho flexível, a falta de compreensão sobre como a rede pode aprimorar a experiência dos colaboradores parece ser uma falha particularmente perigosa”, comenta Sylvia Hooks, CMO da HPE Aruba Networking. “O fato é que ninguém pode fazer seu trabalho hoje em dia sem a rede. Embora as organizações reconheçam a rede como um recurso crítico para os negócios ao aprimorar a jornada pela transformação digital, no ambiente de trabalho atual esse requisito vai muito além de oferecer conectividade – uma experiência conectada mais contínua, eficiente, inteligente e segura é essencial”.

Como a rede está gerando retorno sobre o investimento?

As três principais conexões feitas pelos líderes de TI entre a rede e várias partes das organizações foram a eficiência de TI, eficiência operacional e segurança cibernética (elementos centrais da maioria dos projetos de transformação digital).

Essas também foram as áreas nas quais os entrevistados estão vendo o maior impacto da rede e, talvez mais importante, onde aqueles que investiram na rede nos últimos dois anos estão vendo os melhores resultados de negócios. Comparativamente, quem não conseguiu investir na rede relatou 21 pontos percentuais a menos de impacto positivo em média em todas as áreas de negócio.

Embora o investimento seja crítico para o retorno da rede, está claro que ainda há um potencial inexplorado da rede em várias áreas adicionais de negócios. Para melhor explorar esse potencial da rede, o investimento deve ser canalizado para a infraestrutura certa – uma que modernize todos os aspectos das operações da rede.

“Uma rede moderna pode não só melhorar as experiências dos colaboradores e atrair o grupo de talentos certo, mas também tem o potencial de impactar positivamente todas as áreas do negócio”, concluiu Larry Lunetta, Vice-Presidente de Marketing das Soluções do Portfólio da HPE Aruba Networking. “No entanto, para realizar essa transformação mais ampla, os líderes de TI precisam reformular as discussões de rede e começar a falar em termos de resultados de negócios versus especificações técnicas. Somente fazendo isso, eles podem mostrar aos C-Levels que o investimento está relacionado ao impacto positivo e gera valor comercial”.

Material de apoio

Leia o estudo completo: Harnessing the network advantage for what comes next
Para saber mais, visite o site da Aruba. Para atualizações de notícias em tempo real, siga a Aruba no Twitter e Facebook e, para as discussões técnicas mais recentes sobre mobilidade e produtos, visite o Airheads.