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Movimento do comércio brasileiro cresce 1,7% em outubro, revela Serasa Experian

Movimento do comércio brasileiro cresce 1,7% em outubro, revela Serasa Experian

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Em outubro, segundo dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o varejo físico brasileiro cresceu 1,7%, o maior resultado desde novembro de 2022, quando o indicador chegou a 2,4%.

“Datas comemorativas que incentivam o consumo, como o Dia das Crianças em outubro, naturalmente costumam impulsionar os resultados do comércio. Com a chegada dos meses de novembro e dezembro, onde os consumidores se preparam para as festividades e contam com o 13° salário, a tendência é que o indicador mantenha números positivos.”

Economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Veículos, Motos e Peças impulsionam o varejo

Ainda segundo o levantamento, dos segmentos contemplados pelo Indicador de Atividade do Comércio, o de “Veículos, Motos e Peças” se destacou com avanço de 4,0% em relação a setembro, e Rabi afirma que isso se dá pelo alto volume de vendas de automóveis e motocicletas em outubro, segundo dados da Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Em seguida ficaram “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” e “Combustíveis e Lubrificantes”, ambos com 0,7%, “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (0,5%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (0,2%) e Material de Construção”, que foi o único a registrar baixa (-0,2%).

Na comparação anual do indicador, os dados também foram animadores, com “Veículos, Motos e Peças” atingindo um crescimento de 4,0% frente a outubro de 2022. Nesse cenário, “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” teve o melhor desempenho (9,8%), e “Material de Construção” o pior (-2,4%).

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.