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Mês do Consumidor: 3 tendências de marketing e design para fidelizar clientes e vender mais durante a data

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As datas comerciais, como o Dia do Consumidor, comemorada no último dia 15 de março, surgiram como uma ótima oportunidade para as empresas unirem estratégias de marketing para potencializar as vendas – além de fidelizar clientes com ações promocionais como cupons e descontos.

De acordo com pesquisa recente divulgada pelo Reclame Aqui – que obteve mais de 4 mil respostas via formulário online – quase 40% dos consumidores brasileiros pretendem aproveitar a data para adquirir produtos e serviços.

“O Dia do Consumidor oferece oportunidades para negócios de todos os setores venderem mais. É comum que empresas façam promoções durante toda a semana e não apenas no dia, usando a data como a Black Friday do primeiro semestre no comércio brasileiro. Como a concorrência é alta – tanto no comércio físico como no online – é preciso criar estratégias para sair na frente, aproveitando a publicidade em diversos canais como aliada”, comenta Vitor Filipe, CEO e cofundador da Faster – startup que conecta por meio de uma plataforma empresas que querem contratar serviços gráficos com os melhores designers do mercado, de forma rápida e prática, oferecendo a contratação através de um plano de assinatura.

A Faster tem transformado a forma como empresas contratam serviços de design oferecendo peças em 24 horas. Atendendo cerca de 90 clientes, entre eles grandes empresas como Nubank, Netflix, Ambev e L’oreal, a startup em menos de dois anos de operação já atingiu um crescimento de 15% mês a mês. Atentos ao mercado, Daniel Dahia e Vitor Filipe, fundadores da martech, listam 3 tendências e dicas de marketing e design para fidelizar clientes e vender em datas como essas. Veja a seguir:

1. Aposte nos conteúdos de vídeo

A empresa Wyzowl, uma das líderes mundiais em vídeos explicativos, divulgou este ano uma pesquisa que mostra que 88% dos consumidores desejam ver mais vídeos das companhias, bem como 87% dos profissionais de marketing descrevem que o formato é capaz de aumentar sua receita. Por isso, é importante que as empresas estejam atentas a esta demanda. De acordo com os executivos, atualmente as pessoas estão mais engajadas neste formato e é preciso que as companhias atendam estas expectativas para continuar atraindo e retendo seus clientes.

É importante planejar o conteúdo e pensar no objetivo e público final que deseja alcançar. Além disso, a qualidade também é um ponto essencial, já que, mais do que expor sua marca, as empresas querem encantar o consumidor, gerar interações e fazer com que seu negócio seja lembrado.

2. Faça análise de dados para criação de estratégias

Com o crescimento de canais de comunicação também cresce a quantidade de dados que devem ser avaliados e considerados durante uma estratégia de marketing. Boa parte das equipes não conseguem mensurar resultados que estão gerando através da criação de peças gráficas, porque enxergam o design apenas como uma entrega criativa e intangível: para esses casos, o design é uma estratégia de comunicação. Deste modo, é essencial que os times possam mensurar a eficiência destas ações. Do ponto de vista do negócio, ter estas métricas bem avaliadas também agrega valor às decisões.

3. Aposte nas criações e profissionais de marketing cada vez mais digitais

Com o aumento da frequência de publicações, as marcas agora se deparam com um novo desafio: criar comunicações e peças de design que chamem atenção e atraiam seu público em meio a tantos outros materiais. Isso reforça a importância de aumentar o volume de criações com qualidade, construir a mensagem certa para a pessoa certa.

“Por trás dessas produções estão os times de comunicação que precisam estar atentos às plataformas, sua usabilidade para criar estratégias que funcionem e se destaquem nesses espaços”.

Vitor Filipe