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Inovação: o argumento financeiro para manter a floresta em pé

floresta em pé

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Caso você tivesse que selecionar uma foto que melhor representasse o progresso, qual dos cenários escolheria: uma cidade repleta de edifícios, fábricas, viadutos e automóveis, ou uma imensa floresta? Talvez, há 30 anos, as pessoas em geral optassem pela imagem urbana. Hoje, temos maior consciência de que o modelo tradicional pode nos levar ao esgotamento. A floresta, portanto, deixa sua mera condição de esquecido ponto de origem para se tornar o nosso próximo destino.

Um destino sustentável, acima de tudo. E isso requer das empresas uma revisão de processos e metodologias, adaptação de produtos, capacitação de pessoas, criação de maneiras diferentes de utilizar e reaproveitar recursos, substituição de matérias-primas e abertura de espaço na cultura para a mudança. Há situações em que a única forma de acessar a floresta com sucesso se dá por meio da inovação. E ser inovador compensa, inclusive, para o crescimento econômico.

De acordo com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), com 20% de toda a biodiversidade do mundo, o Brasil tem potencial de gerar US$ 17 bilhões a partir de negócios com base na natureza até 2030. Números que nos colocam como o grande player mundial da bioeconomia, em condições de ajudar as empresas a alcançarem suas metas ESG.

A forte demanda pós-pandemia ou mesmo os efeitos das condições climáticas mostram que a escassez de um simples insumo dá chance a inviabilizar uma atividade inteira. Soluções baseadas na Natureza (SbN) têm a capacidade de diversificar fontes, reduzindo a dependência de itens, amenizar custos logísticos e até melhorar margens. O custo de inovar é considerado alto, mas imagine o custo de não inovar: pode ser o desaparecimento não apenas da sua empresa, mas de todo um setor. E, na pior das possibilidades, do planeta.

Um dos maiores desafios dessas soluções é que nem sempre há um modelo econômico a ser seguido. Diferenças de contexto, estrutura regulatória, recursos, disponibilidade de dados, infraestrutura e ausência de abordagens anteriores para gerenciar risco são alguns obstáculos. Além disso, o prazo de retorno sobre o investimento para SbN pode ser longo e incerto, dependendo da categoria a que a empresa pertence.

Essas barreiras não são empecilhos para evoluir. O estudo mais recente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), por exemplo, aponta a existência de cerca de 180 cleantechs no país, negócios que buscam eliminar impactos ecológicos negativos em segmentos como ar e meio ambiente, energia limpa, transporte e agricultura. Globalmente, de acordo com uma rede de pesquisa da Universidade de Ottawa, no Canadá, a previsão é que nos próximos sete anos haja um investimento de US$ 3,6 trilhões nesse tipo de inovação.

Nas soluções baseadas na natureza, os objetivos vão além dos comerciais e de negócio. Envolvem metas conectadas a propósitos e ideais, articuladas com outros setores e entidades, muitas vezes ligadas a organismos internacionais e certificações de qualidade. Elas promovem o encontro da eficiência organizacional com as exigências cada vez maiores dos acionistas e as expectativas da sociedade.

As SbN não trazem apenas maior eficiência operacional e de processos, nem somente diferenciais competitivos. Essas soluções impactam diretamente na reputação, na marca e no próprio valuation da companhia. Um caminho fundamental para manter a floresta em pé, os oceanos “deitados”, os rios no seu caminho e as geleiras na mesma posição. Um mundo acolhedor e de negócios mais perenes.

*Felipe Novaes é sócio e cofundador da The Bakery, empresa global de inovação corporativa com clientes em 22 países e foco na gestão, governança e execução de iniciativas de inovação, Corporate Venture Capital e Corporate Venture Building. No Brasil, atende grandes companhias, como iFood, Vale, Natura, Grupo Emtel, Johnson & Johnson, ArcelorMittal, Grupo Fleury, Santander, Neoenergia, Suzano, CCR, entre outras.