Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Inatel e 5G: Conheça as contribuições do Instituto para a implantação da nova tecnologia no Brasil - WITRI

Inatel e 5G: Conheça as contribuições do Instituto para a implantação da nova tecnologia no Brasil

Inatel e 5G Conheça as contribuições do Instituto para a implantação da nova tecnologia no Brasil

Compartilhe este conteúdo:

O mês de julho marcou o início das operações da quinta geração de Comunicações Móveis no Brasil. A ativação do sinal 5G foi feita inicialmente em Brasília e a previsão é que, até setembro, chegue a todas as capitais brasileiras. Esse momento é um marco histórico para o país e, principalmente, para o Inatel, que esteve envolvido, desde o início, com a implantação da nova tecnologia em território nacional.

Como tudo começou…

As pesquisas em 5G no Inatel tiveram início em 2014, com a implantação do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), ambiente criado como parte de um projeto desenvolvido pela instituição, com o apoio do Ministério das Comunicações.

Inicialmente, o Inatel colaborou com a análise dos prováveis cenários de utilização dessa rede e das necessidades e demandas específicas para a sua implantação no país. Uma das particularidades identificadas foi que, por conta da vasta extensão de seu território e a diversidade geográfica, é imprescindível buscar soluções para levar conectividade para as regiões remotas.

Primeira transmissão em 5G com tecnologia nacional

E foi no Inatel que surgiu a primeira tecnologia 100% nacional para transmissões em 5G. Os pesquisadores do CRR desenvolveram um Modem capaz de transmitir dados sem causar interferência em outros usuários, tendo múltiplos serviços dentro da mesma banda e uma diversidade de aplicações. A solução permitiu a realização da primeira transmissão em 5G do Brasil, feita na capital do país, em agosto de 2017. Esse feito foi notícia no Jornal Nacional

Pesquisa internacional para levar o 5G a longas distâncias

O Inatel também esteve à frente de um projeto de pesquisa, envolvendo instituições brasileiras e europeias, destinado a propor alternativas para levar conectividade a longas distâncias, o 5G Range. As soluções criadas como parte desse projeto visavam atender tanto a alta demanda por tecnologia existente no setor agrícola, quanto a necessidade de democratizar o acesso à internet. Um projeto com impacto econômico e social para o país! Clique para conhecer mais sobre esse projeto.

Projeto para criar redes móveis privadas

Uma das soluções criadas para atender a essa demanda foi o 5G in a Box, uma espécie de mini operadora capaz de criar uma rede móvel particular dentro de uma propriedade, seja ela uma fazenda ou uma empresa situada em uma localidade onde o sinal das operadas convencionais não chega. Dentre as vantagens do equipamento, estão o baixo custo e a facilidade de instalação. A solução já foi apresentada em diversas feiras e congressos e, atualmente, está em processo de transferência para o mercado. Assista a uma reportagem recente sobre a solução.

Estudos sobre utilização das faixas de frequência

A instituição também participou de importantes estudos que auxiliaram os órgãos reguladores durante o processo de implantação do 5G no país. Em 2019, identificou a interferência do 5G nos sinais de TV Via Satélite e apresentou a proposta de um filtro capaz de evitar o problema. Recentemente, está atuando no grupo técnico para a desocupação da Banda C, utilizada atualmente pelas emissoras de TV abertas Via Satélite mas que será usada exclusivamente para o 5G, e a migração delas para a Banda KU. Clique para saber mais detalhes sobre esse trabalho.

Treinamentos e Consultoria em 5G

E é claro que o Inatel não poderia ficar de fora da parte educacional. Ao longo desses anos de pesquisas relacionadas ao 5G, o Instituto adquiriu expertise no assunto e compartilhou esses conhecimentos por meio cursos e treinamentos para profissionais de diversas áreas, de várias partes do país.

A instituição também prestou consultoria na área para empresas, auxiliando inclusive os pequenos provedores de internet a se prepararem para o leilão das faixas de frequência. Atualmente, tem auxiliando as ISPs a se prepararem também com relação a segurança cibernética.