A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) outorgou na noite deste sábado (21) o prêmio Mérito Empresarial, que reconhece destaques do setor produtivo no estado. “Este é o momento de reconhecer aqueles que empreendem, que dão dignidade às pessoas através do emprego; aqueles que movimentam seus municípios e acreditam no associativismo. É sempre um momento especial a entrega desta homenagem”, diz o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.
Neste ano foram homenageadas 66 personalidades indicadas pelas Associações Comerciais e Empresariais de cidades mineiras. “Quando você produz de maneira honesta e com responsabilidade, qualquer incentivo é motivo para amanhã você querer um pouco mais”, ressalta o empresário Fábio Rios, de Araxá, um dos homenageados.
A empresária Francielle Lopes, do setor supermercadista da cidade de Pratápolis, ficou emocionada com o reconhecimento da comunidade local ao trabalho dela. “A gente fica com vontade de trabalhar ainda mais e mostrar o nosso trabalho que, na verdade, é a somatória do esforço de muita gente”, comenta.
Além do Mérito Empresarial, a Federaminas também fez oito homenagens especiais, um reconhecimento ao destaque de mineiros em áreas como a comunicação. “Estou muito feliz e divido essa homenagem com toda minha equipe e o povo de Minas Gerais que abre suas portas para que possamos mostrar nossos valores, histórias e tradições”, destaca o apresentador Mário Freitas, do programa Tô Indo (TV Globo).
Congresso da Federaminas
O Mérito Empresarial encerrou o Congresso da Federaminas, que completou 25 anos em 2023. Lideranças empresariais de 74 municípios de todas as regiões do estado participaram de um extenso debate sobre o papel do associativismo no desenvolvimento de Minas Gerais. “O tema do congresso esse ano foi `Vivendo, Empreendendo e Desenvolvendo´. Durante esses três dias ficou muito claro que, se nós construirmos pontes entre poder público e privado; se tivermos a liberdade econômica e a liberdade para empreender; se nós praticarmos a ESG buscando a sustentabilidade; se nós soubermos utilizar a inteligência artificial, incentivando o empreendedorismo; nós teremos tempo para voltarmos a ser humanos”, concluiu Valmir Rodrigues.
Pelo palco montado no Salão Minas Gerais, do Grande Hotel de Araxá, passaram nomes como Luiz Barsi Filho, Felipe Titto, João Amaral, Camila Farani e Walter Longo. Entre os grandes momentos do encontro, o debate que envolveu o empresário Jorge Gerdau, atual presidente do conselho de administração de uma das maiores produtoras de aço do mundo e um dos 100 líderes com a melhor reputação do Brasil, segundo a Revista Exame. “Se nós não fizermos uma mobilização organizada, com conceitos claros sobre aonde queremos e precisamos chegar; nós não vamos resolver os problemas. Precisamos estar melhor organizados”, ressaltou.
Nos eventos paralelos, o Congresso de Direito discutiu ferramentas jurídicas para o fomento da atividade empresarial, a resolução de conflitos entre sócios e a reforma constitucional tributária. O Prêmio Mulheres Além das Gerais homenageou trinta mulheres indicadas pelas Câmaras da Mulher Empreendedora, instaladas nas Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, e pela Federaminas Mulher.
Para o presidente do Sebrae/MG, Marcelo Souza e Silva, oportunidades como o Congresso da Federaminas impactam diretamente no desenvolvimento dos empresários mineiros.
“A gente precisa empreender com gestão, com capacitação, com entendimento do negócio; gerando riqueza, mas também ajudando o desenvolvimento econômico e social”.
Presidente do Sebrae/MG, Marcelo Souza e Silva
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, o encontro faz história a partir do momento que há 25 anos leva aos empreendedores do estado ferramentas essenciais para o desenvolvimento de seus negócios e dos municípios mineiros. “A importância desse congresso é fazer com que as pontas possam conversar, se conectar e ganhar força”, destacou.