Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Exportações da indústria batem recorde e aquecem setor de embalagem - WITRI

Exportações da indústria batem recorde e aquecem setor de embalagem

Exportações da indústria batem recorde e aquecem setor de embalagem

Compartilhe este conteúdo:

Análise da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), mostraram que as exportações da indústria de transformação brasileira somaram US$ 181,4 bilhões em 2022 e alcançaram o maior valor e o maior volume já registrado.

O desempenho positivo é resultado do aumento de 15,5% nos preços dos bens e de 8,7% na quantidade exportada em relação a 2021, e contribuiu para evitar uma queda ainda maior na produção industrial, que recuou 0,7% em 2022 em relação ao ano anterior. O objetivo da análise é examinar os dados, avaliar o desempenho das exportações da indústria de transformação no último ano e estimular a discussão sobre as operações de comércio exterior, tema diretamente relacionado ao desenvolvimento e à competitividade da indústria.

O cenário refletiu e movimentou a produção de caixas de papelão ondulado. Embora grande parte das caixas utilizadas para exportação sejam de madeira, o compromisso ambiental, que tem sido amplamente adotado por diversos segmentos, tem impulsionado a substituição por materiais 100% sustentáveis. A Mazurky, por exemplo, indústria situada em Mauá (SP), viu a demanda de pedidos aumentar nesse sentido.

“A caixa de papelão para exportação tem ganhado força, pois se tornou uma solução prática, econômica e mais sustentável para acomodar e entregar produtos. Temos clientes que substituíram as caixas de madeira pelas de papelão, material que possui rigidez e versatilidade capazes de suportar variadas demandas de uso dentro do transporte. Sentimos os pedidos para essa área aumentarem e, com o setor tendo bons resultados, o nosso segmento vem se beneficiando também”.

Eduardo Mazurkyewistz

A responsabilidade ambiental tem sido cada vez mais exigida pelos consumidores. Levantamento feito pela Ecglobal, empresa de soluções de pesquisa no mercado digital da América Latina, mostrou que fatores como o impacto ambiental dos produtos, a responsabilidade social, economia circular e a consciência ecológica são critérios para a decisão de compra. Em geral, as pessoas entrevistadas preferem consumir produtos que tenham menor impacto ambiental possível e que venham em embalagens recicláveis.

Na busca por novas maneiras de produzir essas embalagens, que atenda às necessidades das empresas e a sustentabilidade que os consumidores buscam, a Mazurky investiu em uma impressora digital, com tecnologia inédita no Brasil, que reproduz imagens com qualidade de fotografia em chapas de papelão ondulado e papelão com cartão ondulado.

O equipamento também tem foco sustentável, contribuindo para uma economia circular real graças à redução dos custos de superprodução, desperdício e armazenamento. A cura por LED reduz o consumo de energia e elimina o uso de água para lavar impressoras e tintas, estas que são sem compostos orgânicos voláteis perigosos e não requerem recuperação de vapor.

Desde 2011, a indústria foi reconhecida com a certificação FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português), selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes.

“Assim como levamos soluções às empresas que buscam reforço em suas ações voltadas à proteção ambiental, também agimos de modo que nossos processos produtivos respeitem a questão, entregando um produto sustentável, do início ao fim. O compromisso com a sustentabilidade é de todos”, conclui Mazurkyewistz.