Pesquisar
Close this search box.

Equipe do jornal O Tempo vence etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Equipe do jornal O Tempo vence etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Compartilhe este conteúdo:

A série de quatro episódios do podcast ‘Empreendedorismo de Transformação’, do jornal O Tempo, foi a vencedora nacional do 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), na Categoria Áudio. A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira (24/11), em Brasília, com a presença dos campeões das fases regionais nos estados.

A equipe do jornal O Tempo havia vencido a etapa estadual do PSJ em agosto, após superar mais de 200 trabalhos inscritos na categoria. A série de podcasts conta diversas histórias inspiradoras de mineiros que abriram seu próprio negócio e ajudaram a mudar a rotina de outras pessoas. Durante três meses, os jornalistas Lucas Morais, Cristiana Andrade, Maria Pereira e Queila Ariadne, da equipe Mais Conteúdo do jornal O Tempo, percorreram comunidades de Belo Horizonte em busca de personagens para fazer parte do projeto.

A série de O Tempo apresentou histórias inspiradoras de pequenos negócios como, Pagu Absorventes, Arquitetos da Vila e Hub Social. Cada personagem que fez parte do projeto conseguiu transbordar a mudança proposta no negócio para a sociedade, contribuindo para a geração de emprego e melhores condições para outras pessoas.

“Vimos uma história de uma jovem que, assim que saiu do Ensino Médio, se juntou com outros colegas e criou o Embaixadores da Educação, para capacitar estudantes de escolas públicas a olharem para os problemas e criarem soluções para o ambiente escolar. Outra jovem, que a partir da necessidade pessoal dela, de uma alergia a absorventes convencionais, criou uma calcinha especial para menstruação e começou a ajudar várias mulheres com o mesmo problema. Outro destaque foi a história de arquitetos que reformam casas na periferia e, por meio de um piso novo, um acabamento, devolvem a dignidade e a autoestima.”

Queila Ariane, editora do Mais Conteúdo.

Ela diz que o nome da série foi escolhido a partir das coincidências que marcavam os personagens relatados nas histórias. “Quando estávamos produzindo o podcast, tínhamos outra ideia em mente, de ligar o nome ao empreendedorismo social. Mas a palavra transformação apareceu em cada história e isso nos guiou para o nome da série. Foi um aprendizado para mim e toda a equipe, pois entendemos que empreender não é simplesmente abrir um negócio. Empreender é gerar impacto social e transformação. O retorno do empreendedorismo não vem somente do lucro e sim da certeza que você mudou a sua comunidade ou ajudou a melhorar a vida de uma pessoa”, afirma.

A editora contou um bastidor durante a fase de produção: Maria e Lucas aprenderam a editar podcasts justamente para o projeto, dedicando-se por dias para finalizar a série. Segundo ela, foi o primeiro conteúdo 100% focado na plataforma em áudio.

Maria Pereira, que se juntou há menos de um ano à equipe, se emociona ao falar da premiação: “Foi meu primeiro prêmio nacional de jornalismo. É muita felicidade e emoção, pois conhecemos histórias de pessoas que contribuem ativamente para construir uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. Só tenho a agradecer à equipe Mais Conteúdo, ao Jornal O Tempo e ao Sebrae por ajudar cada um dos envolvidos nesse trabalho a empreender sonhos e transformar vidas”.

Recorde de inscrições

A grande final da premiação em Brasília reuniu 20 finalistas nas quatro categorias (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo), com representantes de todas as regiões do país. Com o tema central “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”, o PSJ, que está em sua 10ª edição, bateu recorde este ano com 1.899 trabalhos inscritos, superando em 65% o número de 2022. Minas Gerais foi o segundo estado com maior número de inscritos no Brasil, com 184 trabalhos cadastrados, atrás apenas de São Paulo, que teve 194 projetos.