A sigla ESG – que significa Meio ambiente, Social e Governança – está cada vez mais em pauta nas empresas. O conjunto de boas práticas tem como objetivo determinar se as operações de uma organização são socialmente sustentáveis, conscientes e corretamente gerenciadas. Para começar a aplicar essas ações, muitas companhias estão aderindo com vigor a prática da empatia e responsabilidade social. De forma interna ou apoiando outras instituições, essas organizações atuam para impactar de maneira positiva a sociedade.
Além dos benefícios proporcionados à comunidade em que estão inseridas, essas ações também têm se mostrado vantajosas para as empresas. Pesquisa realizada pela consultoria Nielsen, com 30 mil pessoas em 60 países, revelou que 66% delas estavam dispostas a pagar mais por produtos e serviços de companhias comprometidas com essas questões.
Confira sete empresas que estão atuando com responsabilidade social:
Pampili
O Instituto Terra do Rosa nasceu em 2008, em Birigui, através de um desejo da fundadora da Pampili, Maria Aparecida Colli, de acolher os filhos das colaboras da empresa – que são 80% do quadro de funcionários. A ideia era oferecer um lugar seguro e de assistência, para que crianças, de 5 a 16 anos, não ficassem na rua enquanto as mães trabalham e também para que crescessem amparadas emocionalmente.
O projeto, sediado no Sesi da cidade, conta com três frentes diferentes: Semente do Futuro, com atividades lúdicas para crianças menores desenvolverem o corpo e a mente, fortalecendo a autoestima e gerando confiança; Florescer, voltado para adolescentes, com aulas de inglês, informática e artes manuais, estimulando o lúdico e o empreendedorismo; e os Sopradores de Alegria, que oferece capacitação para voluntários que querem levar o riso para hospitais, asilos e orfanatos. Além disso, os pais também são reunidos para aprender e trocar experiências sobre relacionamento familiar e como podem lidar melhor com os seus filhos em diferentes fases da vida.
O projeto já acolheu mais de 1.500 crianças e adolescentes e, muitas delas, tiveram a oportunidade de se desenvolver profissionalmente e hoje atuam em diversas funções dentro da Pampili.
“Desde a idealização da Pampili, em tudo que é feito, acreditamos que as meninas podem ser protagonistas da sua própria história e que juntas elas possam transformar o mundo, através da sua consciência, expressão, amor e empatia. Nosso propósito é transformar o mundo em um lugar melhor para ser menina. Afinal, um mundo melhor para ser menina, é um mundo melhor para todos.”
Diego Colli
Betterfly
A Betterfly, primeiro unicórnio social da América Latina, oferece uma plataforma de benefícios corporativos que converte hábitos saudáveis dos usuários em doações sociais. O app pode ser sincronizado a outros aplicativos e dispositivos para registrar as atividades e, a cada prática – como caminhada, meditação ou exercícios físicos – o usuário acumula pontos e tem a oportunidade de doar a uma das ONGs parceiras. É possível trocar esses pontos por doações de água potável, árvores para reflorestamento ou pratos de comida e, ao mesmo tempo, aumentar a cobertura do seguro de vida, sem nenhum custo. Ação da Cidadania, Gerando Falcões, Hospital Pequeno Princípe, One Tree Planted e WATERisLIFE são as beneficiadas.
“O que fazemos é estimular as pessoas a cuidarem mais de si e, ao mesmo tempo, cuidarem do mundo em que vivemos, por meio do apoio a ações sociais Engajar os times em torno de um propósito maior, para que sejam agentes da mudança também”, salienta Eduardo della Maggiora, fundador e CEO da Betterfly.
CM.com
A CM.com, empresa holandesa líder em comércio conversacional (ConvComm), tem realizado iniciativas que mostram comprometimento e responsabilidade no mercado que atua. Recentemente, a empresa disponibilizou seus serviços tecnológicos para fortalecer a comunicação com a base de contatos e o processo de prospecção de novos doadores da Casa do Zezinho, organização sem fins lucrativos do Capão Redondo.
Ronald Bragarbyk, Country Manager da CM.com, afirma que a tecnologia deve ser usada a favor de um objetivo comum, que é o bem da sociedade.“É uma felicidade imensa poder contribuir e apoiar esta instituição tão importante que atua de maneira tão admirável na zona leste da cidade. Com a nossa API é possível quebrar barreiras e tornar o acesso às informações mais fácil e democrático, o que leva mais pessoas a se conectarem com diversas causas e ainda ajudar a divulgá-las”, comenta o executivo.
Grupo Travelex Confidence
O Grupo Travelex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, contribui anualmente com projetos sociais, esportivos e culturais, com o propósito de fomentar iniciativas que proporcionem desenvolvimento da sociedade. E para dar continuidade a esta estratégia, a companhia anuncia a inédita parceria com um dos mais movimentados centros culturais da cidade de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som (MIS). Além disso, outros três projetos contemplados com o apoio do Grupo em 2022 serão mantidos neste ano, como o Hospital do Amor, com mais de 60 anos de história e reconhecimento internacional por sua excelência em tecnologia e cuidado humanizado, a instituição oferece atendimento gratuito a pacientes com câncer, o Barueri Volleyball Club, projeto que tem como objetivo formar atletas, desenvolvendo desde a sua base até o mais alto rendimento e o Projeto Vocação, que promove transformação social e garantia de direitos de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, ofertando educação, qualificação técnica e oportunidades de trabalho.
Para Andrea Milanesi, Head de marketing do Grupo Travelex Confidence, a escolha dos projetos está totalmente alinhada com o propósito da companhia. “Um dos nossos principais objetivos ao oferecer serviços e produtos aos nossos clientes é criar experiências de valor e transformar a relação do cliente com o câmbio. A partir dessa linha de raciocínio, nós entendemos a importância de atuarmos também como agentes de transformação social, gerando valor para todas as partes interessadas. É fundamental para o nosso grupo apoiar iniciativas que estão alinhadas com este mesmo propósito”, explica.
Sinqia
Em 2022, a Sinqia, empresa líder em tecnologia para o mercado financeiro, indicou algumas ações de impacto social para que seus colaboradores pudessem ajudar. No mês outubro, colaboradores da companhia trocaram o ambiente corporativo para ajudar a ONG Casa do Aconchego – espaço de acolhimento para as famílias e acompanhantes de crianças que estão em tratamento hospitalar na cidade de São Paulo -, e contribuíram com a doação de alimentos, cestas básicas e kits de higiene para ajudar as famílias. Já em novembro, os colaboradores da Sinqia, puderam contribuir com a instituição AFESU, que qualifica mulheres, adolescentes e crianças por meio de projetos educacionais de forma gratuita. Na época de Natal, a empresa também indicou a tradicional ação dos Correios. O projeto existe há 30 anos, e recolhe cartinhas escritas ou desenhadas por crianças carentes, com a intenção de arrecadar presentes, com a ajuda de padrinhos e madrinhas.
“Doar representa o que há de mais belo no ser humano: a compaixão. Por meio deste gesto de cuidado com o próximo, temos a possibilidade de devolver a dignidade e a força de vontade àqueles que nem sempre são vistos ou têm oportunidade de crescimento. A Sinqia quer fazer parte da transformação da vida das pessoas.”
Caio Abreu
D4Sign
A D4Sign, maior empresa brasileira de assinaturas eletrônicas e digitais, sempre teve um olhar voltado para a sustentabilidade. Para fortalecer ainda mais suas ações a essa pauta, a startup constituiu um programa, o D4Sign ECO, e ampliou o foco em questões ambientais e também sociais dentro do próprio negócio que é responsável pelos investimentos e parcerias com instituições visando promover o bem-estar da sociedade da conservação do meio ambiente. É por meio deste pilar que a D4Sign firmou parceria com a Gerando Falcões para a disponibilização gratuita da plataforma para a assinatura online dos documentos da ONG.
“A D4Sign sempre teve um compromisso com pautas sociais e ambientais. E com a ascensão do ESG, nossos esforços tem sido ainda maiores no sentido de usar a tecnologia como meio para promover um negócio sustentável e também apoiando instituições sociais como a Gerando Falcões, por meio de nossa plataforma que garante maior segurança, agilidade e economia de recursos na assinatura de documentos”, explica Rafael Figueiredo, CEO da empresa.
Mas não é apenas com a Gerando Falcões que a D4Sign tem parceria, a empresa também está ao lado da ONG Ponte também para utilização de sua plataforma de assinatura eletrônica. Já para o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), a D4Sign destina 10% do valor das vendas anuais realizadas exclusivamente em seu site para iniciativas com foco no cuidado com a fauna e flora brasileira. “Acreditamos firmemente que as empresas precisam ter um papel ativo no crescimento social e sustentável do seu negócio, bem como de toda a sociedade e estamos felizes em poder apoiar instituições comprometidas com os valores que acreditamos e defendemos”, conclui.
Justos
Trazer avanços, não só na forma de obter um seguro, mas também em melhorias sociais, é uma das premissas da Justos, startup de seguro auto que vai utilizar dados para recompensar quem dirige de forma consciente. O programa chamado Justos Retorna, anuncia que a empresa limitará sua receita para que o dinheiro que não for utilizado no pagamento de sinistros e despesas operacionais, seja doado para ONGs parceiras escolhidas a dedo pelo time da Justos. Na prática, irá diminuir a quantidade de sinistros, aumentando o montante a ser doado pela empresa. Portanto, quanto mais clientes dirigindo bem, mais será doado. A escolha para a doação será simples: em apenas um clique o consumidor vai escolher a causa que quer apoiar. Cada causa se torna possível por uma instituição selecionada, as parceiras são: Conexsus, Gerando Falcões, Casa 1 e AACD.
O consumidor quer apoiar empresas que têm uma postura e uma atuação coerente perante a sociedade, já que o lucro acima de tudo não funciona mais. “Acreditamos que o setor privado tem um papel fundamental na criação de um mundo mais justo. E existem modelos de negócio de valor compartilhado onde todo mundo sai ganhando. Justos Retorna é bom para nós, para nossos clientes, para as ONGs e seus beneficiários e ainda cria ruas mais seguras”, declara o CEO da Justos, Dhaval Chadha. “Acredito que as startups estão evoluindo bastante nesse sentido no país, no qual eu vejo maior nível de consciência tanto na parte de responsabilidade social com o consumidor, quanto com o colaborador. Então, há equipes mais inclusivas”, completa Dhaval.