Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Dúvidas de como proteger sua empresa de ciberataques? Especialista aponta plataformas que são essenciais para você começar o ano protegido. - WITRI

Dúvidas de como proteger sua empresa de ciberataques? Especialista aponta plataformas que são essenciais para você começar o ano protegido.

Compartilhe este conteúdo:

O cibercrime continua a ser uma das principais preocupações de todos os empreendedores. Este tipo de ataque tende a aumentar à medida que a tecnologia avança, portanto, é importante garantir que sua empresa esteja preparada. Atualmente, existem diversos tipos de ciberataques – como malware, phishing e ransomware – e as empresas precisam estar cientes dos riscos que esses perigos trazem. Para proteger sua empresa de ciberataques em 2023, é importante investir em  segurança de ponta a ponta.

Aplicativos e softwares de segurança devem ser instalados em computadores e dispositivos móveis, para garantir que seus dados estejam seguros. Para empresas é fundamental pensar em criar uma cultura de segurança nas empresas, estimulando a criação de estratégias e etapas que possam minimizar possíveis ataques, abaixo segue oito dicas fundamentais para se proteger em 2023.

1. Firewalls: Estas aplicações são usadas para prevenir o acesso não autorizado às redes internas e ajudam a aumentar o nível de segurança dos computadores. 

É importante usar firewalls, que ajudam a prevenir o acesso não autorizado à rede interna, e computadores devem ser configurados para receber atualizações automáticas de softwares de segurança para  se defender contra novas ameaças. Além disso, é importante treinar os funcionários sobre os principais riscos de cibersegurança, além de conscientizá-los sobre as questões relacionadas à segurança da informação. Isso ajudará a garantir que os funcionários estejam cientes das ameaças existentes e como lidar com elas. 

2. Segurança de Aplicativos: Estes produtos podem ajudar a proteger as redes de ataques de malware e software malicioso. 

3. Segurança de Identidade: Esta tecnologia permite que as empresas detectem e controlem as identidades das pessoas que acessam seus sistemas. 

4. Autenticação de Dois Fatores: Esta solução adicional usa dois fatores diferentes (por exemplo, um código e uma senha) para ajudar a verificar se a pessoa que está tentando acessar ou fazer alterações é realmente autorizada.

Os funcionários também devem ser orientados a usar senhas fortes e ser cuidadosos ao clicar em links ou baixar arquivos suspeitos. A empresa também deve realizar backups regulares de seus dados, para garantir que, caso ocorra um ataque de malware, eles possam ser restaurados facilmente. Além disso, é importante avaliar periodicamente os sistemas de segurança e usar produtos e serviços de terceiros altamente seguros

 5. Gerenciamento de Privilégios: Esta solução permite o controle apertado da distribuição de privilégios de acesso de usuários e controla as alterações realizadas nos sistemas.

 6. Inventário de Hardware e Software: Estas soluções permitem que as empresas acompanhem e gerenciem todas as suas instalações de hardware, softwares e servidores. 

7. Segurança de E-mail: Esta plataforma ajuda a impedir tentativas de invasão de caixas de e-mail. 

8. Auditoria de Segurança: Esta solução ajuda a identificar e corrigir vulnerabilidades de segurança e fornece métricas para medir a eficácia da segurança da empresa.

9. Backup: Se mesmo assim houver algum ataque nos ambientes e sistemas das empresas, é importante ter uma solução de backup que garanta a continuidade dos negócios e integridade dos dados.

Felizmente, as empresas têm mais acesso às soluções de segurança que jamais tiveram, e através de programas de educação e precauções diárias, as empresas podem minimizar os riscos e proteger sua empresa de ciberataques em 2023.