Pesquisar
Close this search box.

DPU Cidadão chega ao WhatsApp para facilitar acesso aos serviços do órgão

DPU Cidadão chega ao WhatsApp para facilitar acesso aos serviços do órgão

Compartilhe este conteúdo:

A Defensoria Pública da União (DPU) acaba de lançar o DPU Cidadão no WhatsApp, para facilitar o acesso de assistidos aos serviços da instituição. O chatbot foi desenvolvido pelo Serpro e tem como proposta orientar o cidadão sobre documentos necessários, unidades da DPU e requisitos mínimos para obter o atendimento jurídico gratuito.

Em fase experimental, a solução reforça a atuação da Defensoria Pública da União em sua missão de defender os mais necessitados, especialmente nesse momento em que novos desafios são impostos pela crise sanitária e o contingente populacional em situação de vulnerabilidade tende a aumentar. O chatbot, nesse cenário, municia essa população com informações em tempo real, assertivas e confiáveis.

Neste primeiro momento, a interação é informativa e em breve será possível ampliar o escopo de atendimento, incluindo procedimentos transacionais. Para acessar o DPU Cidadão no WhatsApp, é necessário salvar o telefone [55] 61 3318 7617 na agenda telefônica do celular e iniciar uma conversa. O assistente virtual oferece opções como condições para ajuda, documentação e endereços.

Serviços disponíveis

A Defensoria Pública da União possui mais de 70 endereços físicos em todo o Brasil e, para encontrar um que esteja próximo a você, basta acessar seu canal de atendimento, disponibilizado pelo WhatsApp. O assistente virtual é capaz de orientar, ainda, sobre quem tem direito a receber assistência jurídica gratuita, quais os documentos são necessários para determinado atendimento, além dos endereços das unidades da DPU para atendimento presencial.

Sobre a DPU

A Defensoria Pública da União (DPU) é um órgão permanente da Administração Pública Federal e presta orientação e assistência jurídica gratuita na defesa dos necessitados, em todos os graus, judicial e extrajudicialmente. Somente no ano passado, cerca de dois milhões de pessoas receberam atendimento gratuito pelos defensores públicos federais.

Sua atuação tem frentes variadas, desde benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS, a autorizações de exames, remédios e tratamentos de saúde não fornecidos pelo poder público. No rol, lista-se ainda crimes federais, questões de moradia e direitos de migrantes e refugiados.