A Deskbee, plataforma de gestão do escritório híbrido sediada em Porto Alegre (RS), lançou no início do ano um plano voltado especificamente às pequenas e médias empresas – e, hoje, as organizações com até 200 funcionários já respondem por quase 10% da carteira de clientes da HR Tech. Em sua maioria, as pequenas e médias empresas que adquiriram o pacote são dos setores de serviços e tecnologia.
“Muitas companhias têm optado por essa configuração mais enxuta no modelo híbrido”, conta Flahane Roza, Diretora de Marketing da Deskbee.
“Diversas empresas de pequeno porte nos procuravam com os mesmos desafios das grandes organizações na implantação do trabalho híbrido, só que em menor escala. Quando percebemos que essa tendência também estava presente em empresas menores, onde o valor de investimento poderia ser um impeditivo, pensamos em uma forma de incentivar a adoção do modelo híbrido também nesse segmento.”
A Deskbee é uma plataforma multifunção para gestão do workplace: por meio da solução, é possível fazer reserva de estações de trabalho, salas de reunião, lockers e mesmo vagas de estacionamento no escritório físico, fazendo um controle em tempo real da ocupação do espaço. O novo pacote conta com os mesmos serviços dos demais planos da startup (que costuma atender grandes empresas, como WarnerMedia, Heineken, Renault e BRF), incluindo o treinamento da equipe e a personalização da ferramenta, mas por menos de metade do preço: o Plano SME (Small and Medium Enterprises), que permite a inclusão de até 100 estações de trabalho (sejam mesas, hubs, salas de reunião, etc), sai por R$ 450 por mês.
“Oferecemos os mesmos benefícios dos outros planos, pois entendemos que há empresas cujas necessidades são diferentes no quesito tamanho, mas que nem por isso usariam menos funções do que as empresas maiores”, explica Flahane. “A ideia é ajudar startups e empresas de pequeno porte a crescer sem se preocupar em aumentar custos com infraestrutura.”
O híbrido faz sentido para as pequenas e médias empresas?
“Pensar apenas no tamanho da estrutura da empresa, em termos de espaço e número de colaboradores, pode ser uma armadilha”, afirma Mário Verdi, CEO da Deskbee.
“A gestão do trabalho híbrido vai muito além de lidar com limitações de espaço. As pessoas trabalham de formas diferentes, e isso deve ser o foco.”
Segundo Mário, a principal mudança do modelo híbrido em relação ao sistema exclusivamente presencial é a evolução do escritório de um repositório de postos de trabalho para um local de interação, colaboração e reforço (ou construção) de identidade.
“Por exemplo, se você está começando e ainda tem um número médio de funcionários, pode ser muito importante manter um espaço físico para atividades colaborativas ou para a integração entre colaboradores, buscando uma validação da cultura da empresa”, ele prossegue. “E, mesmo que a companhia entre em um ritmo de crescimento, você não precisará aumentar gastos com infraestrutura. Os investimentos poderão ser direcionados para o crescimento da empresa, e não do escritório – isso sem perder produtividade.”
Nesse contexto, um software de gestão possibilita implementar o modelo híbrido de forma ordenada e controlada. Por meio da ferramenta, é possível avaliar as interações do time com diferentes tipos de espaço (mesas, salas de reunião, cafeteria, estacionamento); verificar em quais horários ou dias da semana o escritório está mais cheio ou mais vazio; perceber se alguma área está sendo subutilizada ou se, ao contrário, deveria ser aumentada.
“Isso ajuda a evitar que sejam realizados investimentos equivocados em infraestrutura, sem base em dados reais de ocupação”, diz o CEO Mário Verdi. “Realizando uma gestão ativa do modelo de trabalho, as pequenas e médias empresas podem se concentrar em crescer na direção certa.”
A gestão ativa do modelo híbrido de trabalho não diz respeito apenas à otimização do espaço do escritório, mas também à melhoria da experiência do colaborador.
“Mesmo em um grupo entre 100 e 200 funcionários, por exemplo, temos perfis variados de profissionais: os que performam melhor no remoto, os que preferem reuniões presenciais para colaboração e criatividade, os que não têm uma estrutura adequada para o home office“, Mário exemplifica. “Uma empresa que visa a qualidade de vida de seus funcionários precisa abarcar diferentes realidades, e isso vale para todos os tamanhos de empresa.”
Sobre a Deskbee
A Deskbee nasceu em outubro de 2019, projetando o trabalho híbrido como uma tendência que se consolidaria ao longo dos próximos cinco anos. Com as mudanças no mundo corporativo aceleradas pela pandemia de Covid-19, porém, a HR Tech passou a atender mais de 300 marcas em menos de três anos de operação. Nos quatro primeiros meses de 2022, a Deskbee registrou mais de um milhão de visitas, superando o número de acessos de todo o ano de 2021 somados.
Neste ano, a startup também entrou no mercado norte-americano; uma expansão incentivada por um investimento-anjo de R$ 2,5 milhões liderado pela Mercosul Ventures, corporate venture sediada em Seattle e focada em potencializar negócios inovadores na América Latina.