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7 tendências para comunicação audiovisual corporativa em 2024

7 tendências para comunicação audiovisual corporativa em 2024

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Ano após ano as produções audiovisuais são apontadas como ferramentas eficazes de comunicação. Segundo a Kantar IBOPE Media, vídeos são consumidos por 98% dos brasileiros. Os conteúdos se configuram como estratégia para marcas de todos os setores e tamanhos para atingirem os seus respectivos resultados e públicos. Porém, diante da diversidade de canais e plataformas, as organizações devem superar o desafio de encontrar o próprio tom.

Pensando nisso, a thanks for sharing, produtora especializada em vídeo motion design, que oferece inteligência e experiência audiovisual, listou 7 tendências para comunicação audiovisual corporativa para 2024:

Estratégias pautadas em dados

Aposta em dados e análise destas informações são pilares essenciais não somente para produzir um conteúdo direcionado a uma audiência específica com mais assertividade, mas também para avaliar campanhas já realizadas e emitir relatórios de desempenho que melhorem os dados obtidos e, consequentemente, os resultados finais

Criação de experiências

Cada vez mais, empresas apostam na união do mundo físico ao digital para criar experiências.

“Também é essencial proporcionar experiências aos consumidores para que haja lembrança e conexão entre eles e as marcas. Nesse sentido, as estratégias de marketing digital devem se complementar com ações no mundo físico, criando experiências integradas para o público.”

Simone Cyrineu, CEO e fundadora da thanks for sharing.

Foco no usuário

Tendência relacionada à criação de experiências, o foco no usuário envolve o entendimento de que a UX (experiência do usuário) é fundamental em todas as estratégias. Na mesma linha, o UX Design e o UX Writing possuem papéis importantes para garantir uma jornada satisfatória, proporcionando personalização e solução de problemas aos clientes.

Hiperpersonalização:

Mais do que personalização, já se fala sobre hiperpersonalização, a qual é eficaz para aumentar a conversão de clientes. Para a tendência, a inteligência artificial pode auxiliar a processar quantidades enormes de dados, otimizando fluxos e entregas. Neste caso, o relacionamento humano entre empresa e cliente não deixa de ser importante para personalização de conteúdos.

Utilização de Inteligência Artificial:

A IA Generativa auxilia no processamento de linguagem natural (NLP), como ChatGPT, oferecendo rapidez em tarefas como briefing, revisão de textos, transcrição e resumo de legendas. “Ao mesmo tempo que a automação é valiosa para otimizar fluxos de trabalho, também é necessário tomar cuidado com o uso excessivo da IA e sempre combinar o uso desta tecnologia ao conhecimento humano”, analisa Cyrineu.

Marketing de conteúdo e de influenciadores:

Com o surgimento de novas redes sociais, as oportunidades para criar conteúdos relevantes estão cada vez mais possíveis – e mais desafiadores. Assim, faz-se necessário investir em formatos de conteúdos como e-books e conteúdos de interação com o público para fortalecer o engajamento e a identificação com a marca. Uma das maneiras de interação, inclusive, é o marketing de influenciadores, os quais constroem relações de confiança com seus seguidores, tornando recomendações mais autênticas e confiáveis.

Atenção a questões sociais e ambientais:

Empresas que atuam com consciência social fortalecem seu propósito e sua atuação frente a colaboradores, fornecedores e clientes. A postura também retém e atrai talentos e consumidores, uma vez que essas questões têm sido um fator crítico, especialmente entre millenials e GenZ. “Mas, para que as empresas adotem essas causas, é preciso que o posicionamento seja verdadeiro para ter o impacto desejado. Vemos muitas companhias por aí se comprometendo com sua audiência por meio de campanhas não verdadeiras”, finaliza a especialista.