Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 4 dicas de como melhorar a Comunicação Interna da sua empresa - WITRI

4 dicas de como melhorar a Comunicação Interna da sua empresa

Comunicação Interna da sua empresa

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De acordo com o State of the Sector 2023, feito pelo Gallagher, a satisfação com os canais de comunicação permanece relativamente baixa, em 63%, sendo que a tecnologia ruim é identificada como um dos cinco principais desafios. Além disso, 46% dos entrevistados acreditam que sua organização não investe o suficiente em tecnologia de comunicação.

Apesar de ainda existirem alguns entraves, a área é de extrema importância para aproximar o time, aumentar a produtividade, reter talentos, fortalecer a cultura e tornar mais claras as diretrizes da empresa para seus colaboradores.

Com o cenário em vista, Felipe Hotz, CEO do Comunica.In, startup que oferece soluções de comunicação interna, separou 4 dicas de como tornar a CI mais efetiva e, consequentemente, impulsionar as estratégias de negócio da empresa:

1. Usar o apoio de dados e de tecnologias ágeis:

O primeiro passo é entender que, hoje, empresas que investem em tecnologia se desenvolvem melhor. Um estudo realizado pela TNS Research aponta que as empresas que usufruem da tecnologia crescem aproximadamente 60% a mais em comparação com aquelas que descartam o aporte na área. “Hoje, temos plataformas que oferecem ferramentas otimizadoras e relatórios com dados efetivos sobre como os colaboradores têm visto a comunicação interna. Usar essas novas tecnologias e análises é um fator crucial para desenvolver a CI da empresa e, assim, turbinar os negócios”, afirma Hotz.

2. Escolher os canais de comunicação corretos:

Essa etapa é muito importante para empresas que querem ter sucesso na comunicação interna. É possível usar os dados coletados e analisados para entender qual canal funciona melhor para determinado público e, assim, ser mais assertivo na emissão de comunicados.

3. Eliminar falhas e ruídos na comunicação interna:

Para conseguir uma comunicação interna eficiente, é necessário ter um canal de comunicação claro, conciso e, principalmente, aberto ao público, assim todos os colaboradores estarão cientes das mensagens pelos meios certos e nas horas certas. “Com informações divulgadas da maneira correta e se mostrando aberto ao diálogo, as empresas evitam que os profissionais especulem sobre determinados assuntos e, assim, constroem um ambiente seguro para troca de informações e opiniões entre os colaboradores”, complementa o CEO.

4. Dar e receber feedbacks constantes:

Ao manter o ambiente de trabalho aberto ao diálogo, os colaboradores também estarão mais aptos a receber feedbacks e entender pontos de melhoria no seu trabalho. Além disso, é importante sempre estar preparado para receber feedbacks também. Com essa troca de análises, as empresas tendem a fortalecer a cultura interna da organização e impulsionar seus negócios e resultados.

A comunicação interna clara e concisa é essencial para garantir a movimentação e o crescimento da empresa, assim como providenciar um employer branding efetivo e uma maior retenção de talentos. Pensando em melhorar o dia a dia nas organizações, engajar times e, consequentemente, aumentar a satisfação do consumidor final, o investimento em mecanismos de comunicação interna se mostra um forte aliado.