Antes chamado de modismo e condenado por muitos, o veganismo agora é uma tendência que veio para ficar ao passo em que há o aumento de uma população mais consciente com a causa animal e ambiental. Quando falamos de alimentação, por exemplo, uma pesquisa feita pelo Ipec mostra que 46% dos brasileiros não comem carne animal ao menos um dia na semana. Para se ter ideia, pesquisas realizadas pelo Meticulous Research estimam que o mercado de alimentos plant-based atingirá US$95,52 bilhões até 2029. Ao mesmo tempo, o mercado de cosméticos veganos segue em disparada, com estimativa de atingir US$28,5 bilhões até 2031.
Além disso, segundo a pesquisa de 2022 sobre Vida Saudável e Sustentável, realizada pela organização Akatu, até 55% dos brasileiros afirmam que o fato de um produto ser ecologicamente correto influencia “muito” a sua decisão de compra, especialmente em produtos de cuidado pessoal (55%), e produtos de limpeza (51%). Isso nos mostra ainda mais que o crescimento do veganismo, aliado a conscientização da população mundial, vem culminando para a explosão de uma indústria que tem alcançado todos os setores do mercado.
Os números oficiais mostram como, nos últimos anos, a busca por um consumo consciente e um estilo de vida mais saudável, tem ganhado força. O estudo Estilos de Vida, da Nielsen, descobriu que 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente. O consumo consciente é, inclusive, uma das prioridades da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2021, uma pesquisa de comportamento do consumidor da Deloitte, também mostrou que os consumidores estão tomando mais decisões conscientes com a sustentabilidade e o meio ambiente em mente. Um em cada três consumidores, por exemplo, parou de comprar em marcas por motivos éticos ou de sustentabilidade.
Um estudo feito pela Euromonitor Internacional, fornecedora mundial de inteligência empresarial, também mostra que em 2023 os padrões de consumo são menos de aquisição e mais de redução. Em 2022, por exemplo, 43% dos consumidores reduziram o seu consumo de energia. Esses números identificam uma das inúmeras formas de aderir a um estilo de vida mais consciente e saudável.
“Para além da redução, sabemos que ter um estilo de vida saudável pode ser um desafio em questões financeiras para algumas pessoas. Por isso, é importante encontrar marcas que sejam acessíveis dentro de uma categoria que ainda está muito acima dos produtos convencionais. A verdade é que o mercado nunca será transformado se continuar oferecendo produtos ecológicos com valores que as pessoas não podem comprar. Quando falamos em produtos naturais e sustentáveis, que incentivam esse estilo de vida mais saudável, a primeira barreira a ser enfrentada é justamente o preço. Por isso, o essencial para quem deseja trabalhar visando entregar saúde e bem-estar, é oferecer uma tecnologia de ponta, e inovar em processos para trazer produtos eficientes, concentrados e acessíveis. E, enfrentando essa barreira, as pessoas têm encontrado formas de bancar um estilo de vida que beneficie a sua saúde.”
Stefania Bonetti
Abaixo, a especialista lista algumas dicas práticas para mostrar como pode ser fácil aplicar um estilo de vida saudável na sua realidade:
- Alimentação segura: “Uma das alternativas para quem deseja uma alimentação mais saudável e segura, é se preocupar com a higienização dos alimentos que consomem. Quando falamos de verduras, legumes e vegetais, por exemplo, a forma de higienização mais utilizada pela maioria das pessoas é deixar os alimentos de molho em água contendo água sanitária. As chances do enxágue desses alimentos ser feito de maneira incorreta, deixando resíduo do produto e consequentemente acabar sendo ingerido é muito grande. A melhor escolha nesse caso é um limpa vegetais, que possua uma formulação com ativos derivados de vegetais, dos quais vão agir na limpeza dos alimentos sem a presença de cloro”, comenta Stefania.
- Limpeza sustentável: “Os brasileiros estão acostumados com os produtos já conhecidos, que podem causar alergia e até intoxicação, mas desconhecem a melhor opção: os produtos feitos a partir de ingredientes naturais, à base de plantas e biodegradáveis. Esses produtos costumam ser livres de agentes agressivos à pele, seguros para contato com a pele humana, pet friendly e veganos, e terem uma composição não tóxica, para que as pessoas não poluam o meio ambiente enquanto limpam suas casas”, diz a empreendedora.
- Um guarda-roupa ecológico: “Para além dos produtos, o que vestimos também diz muito sobre o que acreditamos e nosso estilo de vida. Quando pensamos em levar a sustentabilidade em todos os aspectos, é claro que nossas roupas não podem ficar de fora. Na moda, faz sentido unir nossos propósitos e buscar por algo que seja coerente, inovador, responsável, e que compartilham dos nossos propósitos”, defende.
- Cuidado com o pet: “Sem contar com os produtos de limpeza naturais que já servem para ter um cuidado maior com o pet, evitando que ele sofra com possíveis alergias e intoxicações após a limpeza da sua casa, uma boa alternativa é investir no cuidado ecológico com os bichinhos. Um shampoo e condicionador para cães e gatos, feito à base de plantas que agrega funcionalidade a partir de extratos vegetais e óleos essenciais, por exemplo, é uma forma de investir no cuidado com os bichinhos, a saúde de toda a família e a proteção do planeta”, indica.
- Limpeza de garrafas: “Nós sabemos que a maior parte dos brasileiros tem o costume de andar com uma garrafa de água na mão enfrentando a correria do dia a dia. O que acontece é que, muitas vezes, as pessoas não tomam o cuidado que deveriam com a higienização da garrafa, e na maioria das vezes, não é algo que os preocupa. Um higienizador líquido concentrado, vegano, biodegradável, à base de plantas, pode ser uma boa escolha, além de também poder ser usado em utensílios domésticos. Essa é a melhor forma de cuidar da sua própria saúde de uma forma segura e saudável”, comenta.
A transformação de um estilo de vida acontece com pequenas atitudes que viram hábitos no cotidiano. “Isso é algo que serve tanto para nossa alimentação, quanto para todos os produtos de limpeza, roupas e cosméticos que consumimos. É a partir dessa frequência de atitudes que começamos a construir o futuro do planeta. É importante entender também que não é necessário realizar todas essas mudanças de uma vez, mas a iniciativa pode ser o bastante para mudar a sua vida, seu bem-estar e o cuidado com você, a sua casa e as pessoas que estão ao seu redor”, finaliza Stefania Bonetti.