Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Vendas no varejo em baixa para os próximos meses, segundo pesquisa IBEVAR – FIA Business School - WITRI

Vendas no varejo em baixa para os próximos meses, segundo pesquisa IBEVAR – FIA Business School

Vendas no varejo em baixa para os próximos meses, segundo pesquisa IBEVAR – FIA Business School

Compartilhe este conteúdo:

A pesquisa trimestral de vendas IBEVAR – FIA Business School prevê queda das vendas para o varejo nos próximos meses.

As projeções mostram uma queda de 3,96% no segundo trimestre de 2023 em relação ao mesmo trimestre de 2022 e de 2,62%, em relação ao primeiro trimestre deste ano.

Em relação aos últimos doze meses até junho de 2023, estima-se uma queda do consumo de 2,17%. A projeção para o consumo do primeiro semestre de 2023 indica mais uma vez uma redução de 2,95% em relação ao primeiro semestre de 2022.

Examinando os resultados segundo os segmentos do IBGE e comparando o segundo trimestre de 2023 com o do ano passado, identifica-se crescimento para os segmentos Combustíveis e Lubrificantes, Hipermercados e Supermercados e Artigos Farmacológicos. Para todos os demais apontam-se quedas.

De modo especial projeta-se recuos muito significativos no caso dos segmentos: Tecidos, Vestuário e Calçados, Livros, Jornais e Revistas e Artigos de Uso Pessoal e Doméstico.

“As estimativas para a evolução das vendas, de modo geral, são de recuo, cenário esse compatível com a compressão da renda real das famílias e as elevadas taxas de juros”, comenta Claudio Felisoni, Presidente do IBEVAR e Professor da FIA Business School.

O estudo IBEVAR –FIA Business School realiza também um levantamento de dados com base nas redes sociais ampliando o horizonte de avaliação valendo-se de recursos de IA -Inteligência Artificial e NLP – Natural Language Processing. Nesse caso incluem- se também alguns serviços no referido levantamento. Sinteticamente dessa análise conclui-se o seguinte:

Linha Branca: O desempenho é ligeiramente pior em comparação com o ano anterior;

Eletroeletrônicos: O desempenho se mantém igual ao ano passado; Eletrodomésticos: Há uma melhora na categoria em relação ao ano anterior;

Informática: O desempenho se mantém estável, sem mudanças significativas em relação ao ano passado;

Telefonia: A categoria apresenta uma melhora considerável quando comparada ao ano anterior;

Cine e Foto: O desempenho é melhor em comparação com o ano passado;

Vestuário: A performance dessa categoria é pior em relação ao ano anterior;

Veículos: O desempenho também é pior em comparação com o ano passado;

Passagens Aéreas: A categoria apresenta uma melhora, ainda que ligeira, em relação ao ano anterior;

Streaming: O desempenho é pior em comparação com o ano passado;

Vídeo Game: A performance se mantém igual ao ano passado; Instrumentos Musicais: A categoria apresenta uma melhora em relação ao ano anterior.