O Torq, núcleo de inovação aberta da Sinqia, promove mais uma edição do Desafio de Inovação, voltado para startups que desenvolvem soluções de inteligência artificial para o mercado financeiro. O objetivo é transformar o cenário tecnológico desse setor por meio de oportunidades de investimento em startups, com reais possibilidades de parceria e negócios com clientes do portfólio da Sinqia.
Com o tema “Elevando a experiência do cliente com IA”, o programa, que acontece em setembro, tem foco na aplicação de IA em processos que aprimorem a eficiência, a personalização e a experiência do cliente, tornando os serviços financeiros mais ágeis e adaptados às necessidades individuais. As startups interessadas em participar do desafio poderão se inscrever até dia 5 de setembro.
A abertura acontece no dia 12 de setembro com apresentação das startups participantes na sede do Google em Belo Horizonte. O Torq vai selecionar três empresas considerando os seguintes critérios: o valor comercial do projeto, quão inovadora a ideia é, a adequação ao tema proposto e a viabilidade técnica do produto. As empresas escolhidas passarão pela Rocket Week, uma semana de mentorias online diárias com especialistas que orientarão no desenvolvimento dos projetos. Em seguida, elas avançam para a prova de conceito, na qual poderão demonstrar a eficácia e o potencial de sua solução em um ambiente real.
Após essa fase, no dia 26 de setembro, ocorrerá o Demo Day, na sede da Sinqia em Belo Horizonte, onde cada equipe apresentará e demonstrará seu produto perante o júri do Desafio, formado por diretores de empresas, investidores e clientes do mercado financeiro. A originalidade e a aplicabilidade no mercado são critérios avaliativos na escolha do projeto vencedor.
O desafio é uma oportunidade para conectar startups que se dediquem a resolver problemas específicos do setor financeiro por meio de inteligência artificial e os principais players desse mercado, incluindo clientes do portfólio da Sinqia. “A experiência do cliente ganha destaque quando consideramos o potencial transformador da inteligência artificial, e no mercado financeiro, isso se torna ainda mais evidente”, afirma Daniela Agostini, coordenadora de cultura e ecossistema de inovação do Torq.
Ela destaca como essas tecnologias oferecem diversas aplicações promissoras, além de possibilitar a criação de soluções inovadoras para melhorar a experiência do cliente.
“A abertura de contas, a venda de produtos, o atendimento ao cliente e análise de eventos econômicos com os perfis dos clientes são alguns exemplos de situações em que a IA pode estar presente nos serviços financeiros.”
Daniela Agostini, coordenadora de cultura e ecossistema de inovação do Torq.
O evento conta com a parceria da Sinqia, do Google Cloud e da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) e apoio da Raja Ventures.
Serviço
Desafio de Inovação: Elevando a experiência do cliente com IA
Inscrições abertas até: 05/09
Local: Belo Horizonte