Faturamento da fabricante de soluções para controle de umidade e de temperatura vem aumentando ano a ano. Com estratégia focada na indústria e na expansão internacional, companhia quer elevar seu market share no B2B.
A Thermomatic do Brasil, pioneira na fabricação de desumidificadores de ar no país, encerrou 2023 com crescimento de 21% no faturamento em relação ao ano anterior. Esse resultado se deve a estratégia B2B da companhia, que apresentou evolução de 52% nas vendas de equipamentos para indústrias e comércios. Já as vendas da linha residencial apresentaram crescimento de 5,5% em relação a 2022.
Com sede em Interlagos, Zona Sul da capital paulista, a Thermomatic vem crescendo de forma acelerada desde 2019. De lá para cá, foram sucessivos ciclos de crescimento, permitindo que a companhia fortalecesse as vendas de todas as suas linhas de desumidificadores, especialmente os equipamentos voltados para a indústria.
“Sempre tivemos um market share expressivo na linha de desumidificadores residenciais e comerciais. Para alavancar o nosso crescimento, vimos que era preciso ter soluções de controle de umidade e de temperatura para a indústria. Nos últimos dois anos, fortalecemos essa estratégia e agora estamos colhendo os frutos e consolidando a marca Thermomatic no B2B”, conta Sven von Borries, novo CEO da companhia que assumiu em fevereiro, após Jessica Kirsner passar o bastão e assumir a cadeira de chairman no recém-criado Conselho de Administração da Thermomatic.
Numbers – Thermomatic
- Crescimento de 71,5% nas receitas nos últimos três anos.
- Atua em mais de 100 segmentos da indústria e do comércio, incluindo indústria farmacêutica, indústria alimentícia, condomínios, hotéis, academias (para preservação de bens e estruturas, além de piscinas aquecidas), agronegócio, energia eólica, entre outros.
- Soluções industriais vão desde a retirada de 90 litros de água por dia do ambiente, com o Tetus 90, até 480 litros por dia com o Plus 25.000 ou 1.200 litros por dia com o Tetus 1200.
- Solução Plug & Play de nível industrial para resolver prontamente os problemas de controle de umidade enfrentados por inúmeras indústrias com a linha RF.
Para Kirsner, agora Chairman da Thermomatic, a companhia está pronta para acelerar ainda mais os investimentos em P&D e na criação de soluções inovadoras para o controle de umidade e climatização para indústria.
“Nosso time de colaboradores cresceu mais de 40% nos últimos anos e investimos em um novo galpão em 2023, justamente para termos um espaço maior para as máquinas industriais. Passamos por esse momento de transformação para agregar o B2B e, hoje, a companhia consegue atender indústrias de qualquer porte com equipes especializadas”, conta a executiva.
Desenvolvimento de equipamentos
A Thermomatic possui um robusto portfólio de equipamentos industriais, projetados para garantir as condições de umidade exigidas e adequadas nos ambientes de produção, estoque, armazenamento, ativos, entre outros.
A Linha Tetus, por exemplo, conta com desumidificadores desenvolvidos para instalação no entreforro. É um equipamento que distribui o ar seco de maneira uniforme pela rede de dutos e retira a umidade do ar através de um sistema de refrigeração. É ideal para controlar processos com 40% a 80% de umidade.
Já a linha de Dessecantes da Thermomatic, garante o controle da umidade em locais com baixas temperaturas e umidade relativa de 5% a 60%.
Há também as linhas Fan Coil, Self e Chillers. Trata-se de um portfólio de mais de 40 equipamentos que compõe soluções para problemas relacionados a umidade e climatização, proporcionando redução de custo e ganho de produtividade, gerando valor ao negócio.
Expansão internacional
Com escritório em Miami, a Thermomatic visa consolidar a marca fora do Brasil, apresentando soluções de ponta em desumidificação e controle de temperatura na indústria. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia esteve presente na AHR Expo, um dos maiores eventos do segmento de HVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar condicionado e Refrigeração) do mundo.
“Já somos reconhecidos pela confiabilidade das nossas soluções e, nos EUA, adotaremos a mesma estratégia em P&D para oferecer apenas o que há de melhor em desumidificação e controle de temperatura.”
Sven von Borries.
Segundo o CEO, a estratégia é desenvolver soluções voltadas exclusivamente para a indústria norte-americana, baseadas na expertise de 40 anos de experiência da Thermomatic em controle de umidade no Brasil.
Perspectiva para 2024
“Estamos otimistas de que vamos quebrar mais um recorde neste ano”, destaca Borries sobre 2024. O executivo se refere aos sucessivos recordes de faturamento que a Thermomatic atingiu nos últimos cinco anos.
“Acabamos de ter o melhor janeiro da história e isso é fruto de muito trabalho das equipes. Todo o nosso time trabalha perseguindo metas e com foco nos objetivos macro da empresa. Vamos continuar em busca de oferecer a melhor solução aos nossos clientes”, completa o CEO.