Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Tecnologia reduz em até 86% custos de hospitais com documentos físicos - WITRI

Tecnologia reduz em até 86% custos de hospitais com documentos físicos

documentos físicos

Compartilhe este conteúdo:

Hospitais lidam com vidas humanas o tempo todo, o que impõe o gerenciamento de grandes responsabilidades e volumes de documentos médicos em meio a uma complexa teia de processos de alto custo, com destaque para a produção de arquivos em papéis. Em busca de solução para esse problema, o Grupo Soluti, empresa nacional de tecnologia, desenvolveu o ID Fly, uma solução integrada com os principais sistemas de ERPs e softwares, que trazem em sua composição a assinatura digital com validade jurídica e tempo imediato de resposta, de forma segura e eficiente. Garantindo, portanto, agilidade, segurança e economia às empresas do setor de Saúde, tudo dentro das normas e da legislação vigente.

Essa tecnologia proporciona redução média de 86% nos custos de impressão e gestão de documentos, como prontuários dos pacientes, laudos, atendimentos de telemedicina, documentos para operadoras, entre outros. A impressão em papel envolve uma série de custos significativos, como infraestrutura, insumos diversos, aluguel de impressoras, suporte e mão de obra. Além disso, a utilização dessa tecnologia traz outros benefícios importantes, como a economia de espaço físico, evitando a necessidade de estruturas para armazenamento de arquivos físicos e reduzindo gastos com transporte, digitalização e segurança.

A adesão, que foi aprimorada durante a pandemia de Covid-19, surpreendeu. O Grupo Soluti já tem em sua carteira cerca de 300 hospitais e mais de 150 mil profissionais de saúde clientes. Agora começa a oferecer a solução para as áreas de psicologia e odontologia. Em meados de 2019, a empresa criou um dos primeiros Certificados Digitais no aplicativo do celular (em nuvem), tanto no Brasil como no mundo. O objetivo dessa tecnologia é transformar a forma como o usuário interage e visualiza o seu Certificado Digital, tornando o dia a dia das empresas mais fácil.

No caso de médicos, por exemplo, era preciso emitir um novo certificado para cada instituição em que trabalhassem, o que tornava o processo inviável e burocrático. Por isso, surgiu o Bird ID, uma tecnologia inovadora e mais segura para solucionar esses problemas. Ainda assim, as instituições precisavam de uma solução mais completa e viável financeiramente.

O desenvolvimento do ID Fly teve como foco as necessidades e desafios enfrentados pelo setor de saúde. A solução, portanto, traz uma tecnologia avançada que agrupa algumas das soluções do Grupo Soluti em um único sistema. Ou seja, o Bird ID, um motor de assinaturas, sistema de gestão e segurança de dados, carimbo do tempo e dois HSMs (Hardware Security Modules).

Segurança

A solução mostrou-se bastante promissora e inovadora, além de ser um complemento aos sistemas de prontuário eletrônico, telemedicina, receituário digital e outras tecnologias. Ela é adequada para pequenas, médias e grandes instituições. “Nossa tecnologia beneficia não apenas instituições de saúde, mas também profissionais e pacientes. Com o Bird ID, médicos não precisam mais emitir múltiplos certificados para atuar em diferentes locais, garantindo total segurança dos dados deles e de seus pacientes. Pacientes podem acessar suas receitas a qualquer momento para comprar e administrar medicamentos”, afirma Eliani Oliveira de Andrade, head Comercial e CS do Segmento de Saúde da Soluti.

Ela ressalta que a adoção de assinaturas digitais em processos foi um tema recorrente entre as lideranças das instituições de saúde, por considerarem uma opção mais segura e eficiente do que as assinaturas em papel. No entanto, a transição para a tecnologia ocorria em ritmo lento. “A pandemia mudou esse cenário, impulsionando a adoção das assinaturas digitais, e novas normas e legislações relacionadas à tecnologia também contribuíram para essa mudança”, frisa.

“Nossa solução é complementar e necessária em todos os sistemas que utilizam a assinatura digital no processo, o que nos coloca como especialistas e com grande responsabilidade em apoiar nossos clientes nessa jornada de transformação digital. Em muitos dos projetos em que trabalhamos, mais de 50% dos médicos já possuem nosso Certificado ativo no aplicativo, o que antecipa a implementação dos novos sistemas pelas instituições. Essa realidade se estende para toda a equipe multidisciplinar. Temos um propósito claro de apoiar o setor de saúde na transformação digital e estamos empenhados em superar todos os desafios junto com nossos parceiros e clientes”, reforça a head Comercial e CS do Segmento de Saúde da Soluti.

Inovação

A solução ID Fly foi criada para trazer mais eficiência, segurança, conformidade e redução de custos para o setor de Saúde. Com sua tecnologia inovadora, é possível implementar Certificados Digitais de forma mais ampla e fácil para médicos e outros profissionais, diminuindo os custos para as instituições. As preocupações com custos adicionais, devido a altos volumes de assinaturas, rotatividade ou resistência cultural ao uso de papel, já não são mais um problema para as instituições que adotam a ID Fly.

Substituir documentos em papel por documentos digitais é uma necessidade para garantir a continuidade e o sucesso das operações em meio aos desafios enfrentados pelas instituições. “Em uma visita a um hospital em Santos (SP), por exemplo, contabilizaram 14 contêineres de arquivos, o que certamente tem um custo muito alto. Mas se todos os processos forem realizados digitalmente, não é necessário arcar com custos de impressão, arquivamento e outros gastos associados”, observa Eliani Oliveira.

De acordo com a executiva, os documentos gerados a partir das consultas de um paciente, mesmo que ele não retorne mais ao hospital, precisam ser arquivados por pelo menos 20 anos. Esse tempo de armazenamento destaca a magnitude do custo que isso representa para as instituições, levando em consideração a necessidade de processos e estrutura que garantam a segurança e a integridade desses materiais.

Tecnologia à mão

A nova solução oferecida pelo Grupo Soluti permite que os profissionais de saúde trabalhem em várias instituições sem a necessidade de emitir vários Certificados, tornando o processo mais eficiente. Os médicos podem usar a tecnologia por meio de um aplicativo de celular, que é facilmente acessível. Além disso, as empresas que adotam essa tecnologia também podem obter benefícios adicionais, como a aderência aos conceitos de ESG (Environmental, Social and Governance). Esses conceitos definem políticas e boas práticas para avaliar se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e bem gerenciada, beneficiando não apenas a empresa, mas também seus colaboradores e consumidores de serviços de Saúde.