Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Tecnologia e informação contra o risco - WITRI

Tecnologia e informação contra o risco

Tecnologia e informação contra o risco

Compartilhe este conteúdo:

Utilizar a ciência de dados para que o setor produtivo tenha acesso a produtos inteligentes e possa continuar operando com segurança. Esse é o compromisso assumido pelo Head de Desenvolvimento de Negócios da Sombrero Seguros, José Bernardo de Medeiros, ao juntar-se a um time que tem na inovação uma de suas maiores características.

Com 28 anos de experiência em desenvolvimento de negócios, gestão de riscos e produtos de seguros, Medeiros conta com uma carreira sólida neste setor, tendo atuado em grupos globais e em grandes conglomerados nacionais. Nos últimos anos ele se dedicou a liderar projetos de estruturação e operacionalização de novos produtos de seguros suportados por modelos matemáticos e ciência de dados.

Especialista no desenvolvimento e execução de estratégias de transferência de riscos vultosos, de alta complexidade ou de alto volume, ele agora vai utilizar toda expertise adquirida nesta área para abrir novos canais de distribuição, construir parcerias comerciais e desenvolver produtos que vão ao encontro das necessidades dos clientes da Sombrero.

Novos produtos para setor agropecuário

A seguradora iniciou suas atividades em 2022 e naquele mesmo ano já atingiu a quinta posição em vendas no ramo de seguro agrícola, com a menor sinistralidade do segmento. Um dos papéis desempenhados por Medeiros será o desenvolvimento de outros ramos ligados ao setor agropecuário que não apenas o seguro agrícola, tais como seguro para equipamentos, seguro da propriedade rural e seguro de responsabilidades.

“Sua posição será importante para apoiar a estratégia de diversificação da Sombrero, tanto sob o ponto de vista geográfico, quanto na questão de linhas não correlacionadas, trazendo mais estabilidade e sustentabilidade ao portfólio da companhia. Com isso a empresa consegue levar proteção para diferentes modalidades de riscos, com maior abrangência nacional e fazendo jus ao lema de proteger quem produz.”

Márcio Rios

Para cumprir essa missão, o novo Head de desenvolvimento de negócios da Sombrero Seguros tem em mãos extensas bases de dados que trazem informações históricas tanto sobre o uso de crédito e financiamento, quanto sobre condições climáticas e operacionais dos clientes. “Quando construímos produtos e serviços utilizando esses dados, podemos ser mais pragmáticos. A utilização de médias no agro muitas vezes não representa a realidade do campo. Nessa lógica, aplicada a seguros, os bons produtores pagam a conta dos maus produtores. Porém se conseguirmos identificar e monitorar perfis diferenciados e tendências nas bases de dados, poderemos dar condições mais ajustadas ao perfil de risco de cada produtor”, afirma Medeiros.

Com formação em Engenharia Química, ele descobriu logo no início da sua carreira a aptidão pelo setor de seguros. “Aconteceu de estar procurando o primeiro emprego depois de formado e como eu tinha feito algumas matérias optativas sobre gestão de riscos, surgiu uma oportunidade numa grande corretora americana”, recorda. A corretora em questão era nada menos que a Marsh & McLennan, uma das maiores companhias do mundo do setor de seguros.

Após esta experiência, Medeiros passou por outras grandes empresas do setor como a Aon Risk Services e a Horiens Risk Advisors, onde liderou a estruturação do laboratório de ciência de dados da companhia, com gestão direta de clientes do agronegócio e da área de logística.

O contato com a Sombrero Seguros veio um pouco mais tarde. Na ocasião, Medeiros era responsável pela área de gestão de risco de uma gigante brasileira do setor sucroenergético. Em certo momento esse cliente decidiu não contratar mais seguro, trazendo preocupações para o profissional. Foi quando ele teve contato com a Sombrero e alinhavaram conjuntamente o Agrymetric, produto de seguro paramétrico agroclimático capaz de disponibilizar coberturas customizadas para clientes como aquele que estava insatisfeito com os produtos usuais disponibilizados pelo mercado.

“Era um grande problema. Como assim não vai ter seguro? Eu estava com uma página em branco na minha frente. Foi quando juntamos a ponta do cliente, a ponta dos dados climáticos e a Sombrero, que topou o desafio. Isso corrobora o posicionamento da empresa de usar inteligência e inovação para proteger quem produz. Acredito que esse produto sintetiza a disposição da Sombrero de assumir desafios”, avalia o novo Head de Desenvolvimento de Negócios.