Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Suzano Ventures e Cycle Momentum lançam Programa de Aceleração de Startups em Biossoluções - WITRI

Suzano Ventures e Cycle Momentum lançam Programa de Aceleração de Startups em Biossoluções

Programa de Aceleração de Startups em Biossoluções

Compartilhe este conteúdo:

A Suzano Ventures, corporate venture capital da Suzano, e a Cycle Momentum, aceleradora e operador de inovação aberta, membro da plataforma da Cycle Capital, acabam de lançar globalmente o Programa de Aceleração de Startups em Biossoluções – Edição Global 2023. O primeiro programa global da Suzano Ventures visa acelerar e formar parcerias com startups deep techs para contribuir para o avanço da bioeconomia.

Com início em junho e duração de seis meses, o programa, é voltado para startups com negócios focados em biomassa de eucalipto e embalagens sustentáveis. Ao todo, serão selecionadas oito startups para participar da iniciativa, e toda a busca, contato e seleção dessas deep techs contarão com a expertise da Cycle Momentum. Além disso, a empresa canadense será responsável pela construção da dinâmica do programa e por disponibilizar mentores(as) apoiadores(as) para o programa.

A Suzano Ventures disponibilizará até US$ 4 milhões em investimentos para as startups mais promissoras do programa, além de oferecer parceria estratégica com acesso a recursos humanos, técnicos de P&D e mercado.

Para participar da mentoria são considerados seis critérios de avaliação: a empresa deve estar desenvolvendo uma tecnologia e/ou modelo de negócio com alto potencial de crescimento e buscando um parceiro estratégico e investidor; estar na fase de financiamento seed ou pré-seed; a solução deve estar em nível de maturidade tecnológica de 3 ou superior; o foco da startup deve ser o mercado global; se selecionado(a), o(a) fundador(a) ou CEO da empresa deve estar disponível entre junho e dezembro para participar da aceleração; a empresa deve existir há mais de um ano, além de ter ao menos dois funcionários.

“O programa de aceleração é fundamental na nossa estratégia de negócios. Nós queremos acionar o ecossistema mundial early stage de bioeconomia, criar fluxo de negócios e ter acesso a tecnologias inovadoras que possibilitem um futuro cada vez mais sustentável. Tudo isso em um processo colaborativo entre a Suzano e as startups.”

Julio Ramundo

“A Cycle Momentum está muito animada de ser parceira do Bio-Solutions Startup Program. Essa é uma grande oportunidade para as empresas selecionadas de crescerem junto do nosso parceiro, Suzano, nossos mentores e experts. Esse programa oferece oportunidades ímpares para negócios early stage liderarem o caminho nas tecnologias de conversão da biomassa e embalagens sustentáveis”, diz Patrick Gagné, CEO da Cycle Momentum.

As startups que atenderem aos critérios de avaliação e tiverem interesse em participar do programa devem realizar a inscrição até 15 de maio.

A Suzano Ventures possui US$ 70 milhões em recursos disponíveis para serem investidos em startups e/ou empresas com inovações em negócios a partir de novas tecnologias e aplicações de biomassa celulósica, soluções que fomentem o uso de embalagens celulósicas, além de forestrytechs que acelerem a produtividade florestal e a captura, mensuração e gestão do sequestro de carbono.

Em agosto de 2022, a Suzano Ventures lançou a primeira chamada para startups no Brasil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), intitulado “(Bio)soluções: o futuro baseado em árvores”.