Pesquisar
Close this search box.

Sustentabilidade, empreendedorismo feminino e inovação: evento discute o atual cenário do setor de alimentação fora do lar

Sustentabilidade, empreendedorismo feminino e inovação evento discute o atual cenário do setor de alimentação fora do lar

Compartilhe este conteúdo:

Nos últimos anos, a crescente conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança (ESG) provocou uma mudança de comportamento nos consumidores. Segundo uma pesquisa da IBM (International Business Machines Corporation), 87% dos clientes preferem comprar de empresas sustentáveis. Isso traz desafios e oportunidades para empreendedores e gestores em diversos setores, incluindo o de bares e restaurantes. Para apoiar o crescimento destes negócios, a 35ª edição do Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília reúne, nos dias 16 e 17 de agosto, diversos especialistas das mais variadas áreas para debater e gerar inteligência sobre as iniciativas de ESG que estão moldando o futuro do setor.

O evento é gratuito e híbrido. As palestras presenciais ocorrerão em Brasília, com retirada dos ingressos gratuitamente pela plataforma Sympla até 11 de agosto. Para participar da programação online, os interessados devem realizar as inscrições em /www.abrasel.co/icongresso até 17 de agosto, também de maneira gratuita.

Confira alguns dos painéis confirmados no evento:

1. Como apoiar o empreendedorismo feminino

Camila Amaral (vice-presidente jurídica e de assuntos corporativos na Coca-Cola FEMSA Brasil) e Tijana Jankovic (vice-presidente global da Rappi) discutem estratégias para apoiar e capacitar o empreendedorismo feminino no setor de alimentação fora do lar, explorando maneiras de promover a igualdade de gênero e diversidade.

2. Economia circular e o papel dos catadores

Roberto Rocha (presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – Ancat), Humberto Bahia (fundador e CEO na Vai Fácil e Reutiliza Já) e Victor Bicca (diretor de relações governamentais da Coca-Cola Brasil) abordarão o papel fundamental dos catadores no processo de tornar os bares e restaurantes mais sustentáveis, e da essencialidade em reconhecê-los enquanto membros da cadeira produtiva do setor.

3. Aprendendo a empreender: o potencial criativo da periferia

Edson Leite (fundador do Gastronomia Periférica) e Ademario Santos (fundador da franquia Ex Burguer) compartilham suas experiências sobre como o empreendedorismo pode ser alavancado pelo potencial criativo das comunidades periféricas, gerando ainda mais desenvolvimento nos negócios alocados nas favelas em todo o país.

4. Como engajar e reter com propósito

Tercio Farias (CEO da Villa Camarão) e Marco Amatti (diretor da MAPA assessoria) exploram estratégias inovadoras para engajar e reter talentos por meio do alinhamento de propósitos, criando ambientes de trabalho mais motivadores e produtivos.

5. FoodLaw – Posso ou não doar os alimentos que sobram no meu restaurante?

Gerardo Figueiredo (sócio responsável pelas áreas de Food Law, direito regulatório, direito público e Compliance no Zeigler Advogados) e Adriana Lara (consultora e instrutora em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos na Seatech – Segurança Alimentar) investigam as implicações legais sobre a doação de alimentos excedentes de restaurantes, contribuindo para minimizar o desperdício alimentar e promover a responsabilidade social.

6. Circularidade das embalagens de vidro: alternativas tecnológicas, logísticas e econômicas

Alaercio Nicoletti Junior (gerente corporativo de Sustentabilidade, Melhoria Contínua e Inovação Aberta do Grupo Petrópolis) e Gustavo Spina (coordenador de tecnologia) discutirão soluções tecnológicas, logísticas e econômicas para promover a circularidade das embalagens de vidro no setor de bares e restaurantes, abordando benefícios ambientais e econômicos.

7. Energia Verde: mais eficiência, mais economia

Ornella Guzzo (diretora de Sustentabilidade da Heineken Brasil) e Rafael Rizzi (diretor de estratégias de negócios da Heineken Brasil) abordam as iniciativas de energia verde, discutindo práticas sustentáveis e como elas podem influenciar o setor de bebidas e sua cadeia produtiva.

5/5 - (1 voto)