O empreendedorismo está em alta. Mesmo o trabalhador CLT já vê possibilidades naquele “trabalho depois do trabalho”. Prestar um serviço particular, revender um produto, dar aulas, exercer seu segundo ofício. Essa autonomia profissional (de tocar o próprio negócio) traz consigo diversas exigências de conhecimentos e habilidades, entre as principais: o marketing. De fato, parece que todo mundo sabe de marketing hoje em dia, as técnicas, os conceitos. E um dos conceitos que mais ouvimos hoje é “persona”. Ela é tão importante assim pra ser tão falada? A resposta vai mudar o seu jeito de trabalhar, empreender e lucrar.
Nós sabemos da sua eficiência, sua inteligência e sua capacidade. Mas eu preciso te dizer que seu serviço não atende todo mundo. E nem todo mundo quer ou precisa de você. Isso é duro de ouvir às vezes, mas eu te garanto que entender isso é uma virada de chave nos negócios. Empreender é solucionar problemas. Seu sucesso vai ser definido pela qualidade e velocidade das suas soluções e pela quantidade de pessoas que você ajuda. Você quer ser expert em solucionar problemas? Então você precisa conhecer a fundo as dores e as dificuldades das pessoas. E é aí que entra a persona.
A sua persona é a exata pessoa com o exato problema que ninguém nesse mundo soluciona melhor do que você. E aí você pode me dizer: “Alexandre, tem muita gente melhor do que eu no mercado.” E eu te respondo: “Então é porque você ainda não trabalhou o suficiente na definição da sua persona.” Quanto mais específico você for, mais autoridade você terá.
Vamos fazer esse exercício? Analisando todos os seus clientes, aqueles que foram cativados, fidelizados, que saíram mais satisfeitos, com grandes resultados, indicando você pra outras pessoas. Qual é o padrão deles?
Homens, mulheres ou independe?
25 a 30 anos de idade? 30 a 35 anos? 35 a 40?
Ensino médio completo? Superior incompleto?
Estado civil? Têm filhos? Qual é a renda média?
Antes que você comece a dizer que estamos exagerando nos detalhes, eu te adianto que você não imagina a quantidade de dados e o nível de detalhamento que as grandes e bem-sucedidas empresas têm de seus clientes.
Quando você tiver uma boa noção sobre a sua persona, vai fazer anúncios muito mais eficientes? Claro (e quem já se aventurou nos anúncios do Facebook e do Google sabe do que estou falando), mas os benefícios vão muito além:
- O seu produto ou serviço vai ser mais eficaz
- A sua linguagem vai ser muito mais atraente e persuasiva (pois quem fala pra todos, pode acabar não falando pra ninguém)
- Você vai ganhar tempo pra si, para os funcionários e para os clientes
- O valor dos produtos e serviços aumentará
- E a sua autoridade naquele nicho tão específico também será potencializada
É assim que os grandes gurus começam, experts em um grupo muito pequeno até você não saber mais que tipo de coachs ou empresários eles são.
Invista tempo em conhecer os seus melhores clientes. Crie formulários de qualidade, inteligentes e completos. Faça pesquisa de satisfação constantemente. Trabalhe na definição e descoberta da sua persona.