Pesquisar
Close this search box.

Startups poderão resolver desafios de grandes empresas

Startups poderão resolver desafios de grandes empresas

Compartilhe este conteúdo:

Até o dia 12 de setembro startups paulistas podem se inscrever no programa DeepLab Mercado, que tem por objetivo apoiar no desenvolvimento da tecnologia das startups deeptechs conectando com desafios de grandes empresas. As startups do estado de São Paulo terão que apresentar soluções para desafios como, reduzir o volume de plásticos virgens de fonte fóssil, substituindo-os por matérias primas renováveis para a produção de embalagens que forneçam transparência e reciclabilidade, e por soluções que agreguem valor aos resíduos gerados em fábricas de produtos acabados como fraldas e absorventes femininos, conectadas ao conceito de economia circular. Esse programa é uma iniciativa do Sebrae-SP, no âmbito do Sebrae for Startups, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, no âmbito do IPT Open Experience, e a Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT). 

Dezesseis desafios de 6 empresas, como 3M, Copag – Cartamundi, Grupo Safira, Kimberly-Clark, Siemens Energy e Vallvé), foram indicados nos temas biopolímero, separação de materiais, celulose, teste rápido, termofixos, motorização a etanol, hidrogênio na motorização a diesel, claims gerenciados, sustentabilidade e materiais avançados, economia circular, embalagem biodegradável, Machine Learning, desenvolvimento de aplicativos, inteligência ambiental, Indústria 4.0 e digitalização da comunicação.

O Programa DeepLab Mercado não terá nenhum custo para as empresas parceiras e startups aprovadas. A única exceção é no caso de haver necessidade de aquisição de insumos para execução dos experimentos, ensaios e análises das startups no IPT, tais como: matéria-prima, reagentes, consumíveis ou uso adicional de hora/equipamento e de recursos humanos, que deverão ser arcados diretamente pelas startups e/ou pelas empresas parceiras em comum acordo entre elas. Vale ressaltar que o programa não financia as soluções e também não participa da propriedade intelectual desenvolvida, e sim atua como a ponte entre as startups e as grandes empresas.

O Programa DeepLab Mercado irá selecionar até 10 startups, que deverão ter CNPJ cadastrado no estado de São Paulo. As startups selecionadas receberão apoio especializado em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação no formato de mentorias com pesquisadores do IPT. Ele acontecerá entre os dias 19 de outubro de 2022 e 19 de abril de 2023.

Para participar, é necessário submeter inscrição com as informações de identificação da startup, do responsável pela inscrição, bem como as informações sobre como a solução da startup pode contribuir com o(s) desafio(s) tecnológico(s) apresentado(s). Cada startup poderá se inscrever em até três desafios diferentes, porém poderá atuar em somente um deles.