Startups crescem e se destacam no mercado após aceleração do BNDES Garagem

Startups crescem e se destacam

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Criar um negócio com impacto social e sustentável era o objetivo das empreendedoras Natália Gonzales, CEO da Social.LAB e Livia Viana, CEO da Ela Faz. As duas startups participaram da edição 2022 do BNDES Garagem – Negócios de Impacto, programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que incentiva e promove ações empreendedoras em todo o Brasil em parceria com o Consórcio AWL (Artemísia, Wayra e Liga Ventures), empresas que são referência no ecossistema de inovação. A partir da aceleração e redes de conexão geradas durante a participação no programa, os negócios apresentaram um crescimento considerável. A Social.LAB aumentou em 45% o faturamento, na comparação com os quatro primeiros meses de 2022, e a Ela Faz cresceu em 200% o número de novos contratos fechados. Até a próxima sexta-feira empreendedores que querem uma oportunidade como a que elas tiveram podem ser inscrever na edição 2023 do BNDES Garagem,

Para Felipe Alves, Head do Consórcio AWL (Artemisia, Wayra e Liga Ventures) a aceleração no programa é uma oportunidade para que as startups tenham longevidade. “A partir do BNDES Garagem, os empreendedores conhecem recursos para diversificar receita e expandir os negócios, tornando-os ainda mais relevantes para sociedade, mas também lucrativos. Para uma ideia ser boa, além da geração de impacto, ela precisa ser sustentável”, define.

Com uma solução voltada para causas sociais, o Social.LAB é um negócio de impacto com propósito de fortalecer a comunicação e mobilização de organizações e seus investidores sociais por meio de consultorias e jornadas de aprendizagem, que incluem conteúdo, eventos e mentorias que ajudam outros negócios e organizações a gerar conexões em rede e a se desenvolver.

“Participar do programa nos trouxe clareza e foco para conseguir evoluir nos nossos resultados. Chegamos com dúvidas, medos e sem foco e saímos consolidados na nossa proposta de valor, com prioridades bem definidas e direcionamento para tomadas de decisão valiosas para o futuro do negócio, incluindo planejamento financeiro e expansão do time.”

Natália Gonzales

Já a Ela Faz tem foco na capacitação e empregabilidade por meio de uma plataforma de tecnologia que qualifica mulheres para o mercado de trabalho. “Além das conexões, aprendemos muito com as mentorias e palestras, o que resultou positivamente no negócio. Uma das nossas maiores objeções era o processo de fechamento de contratos e implementação do processo de recrutamento e seleção. Em ambas as áreas conseguimos obter avanços desde então, aumentando em 200% o número de contratos fechados, incluindo prefeituras e grandes empresas da construção”, explica Livia Viana, CEO da Ela Faz.