Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Startup utiliza IA para escalar solução inovadora na construção civil - WITRI

Startup utiliza IA para escalar solução inovadora na construção civil

Startup utiliza IA para escalar solução inovadora na construção civil

Compartilhe este conteúdo:

Uma das startups participantes do primeiro ciclo de incubação no Construhub, o centro de inovação da construção civil em Londrina, usará a Inteligência Artificial (IA) para escalar uma solução inovadora no mercado de lajes. A Flexlajes nasceu dentro da Artiteto, que há 40 anos atua no setor de lajes pré-moldadas de concreto. Com a solução virtual automatizada, o negócio oferecerá aos clientes um projeto de lajes completo e personalizado, com solução técnica pelo menor custo possível.

A startup trabalha com consultoria de vendas. O orçamento inclui todos os gastos previstos e ajuda o consumidor na tomada de decisão analisando dados reais. Em resumo, a empresa ajuda o cliente a escolher o sistema de lajes com o melhor custo-benefício para a obra. Hoje, os estudos técnicos e o levantamento dos custos são feitos de forma manual e levam tempo.

“O consumidor quer respostas rápidas, então, buscamos o apoio do Sebraetec para nos ajudar a desenvolver a programação em inteligência artificial e automatizar o processo.”

Aguinaldo Kemmer

A solução visa atender construtoras, engenheiros e clientes finais da construção civil. Kemmer conta que a ideia existe há pelo menos dez anos, mas só conseguiu tirar o modelo de negócio do papel a partir da incubação no Construhub, do Sinduscon Paraná Norte, que oferece uma capacitação empreendedora por meio de uma trilha de conhecimento apoiada na metodologia do Sebrae/PR.

“Meu segmento é calcado em preço, é difícil ter saúde financeira. Com essa solução, me transportei para um ‘oceano azul’, não me preocupo mais com a concorrência, porque o cliente sabe que ofereço uma solução técnica e profissional”, afirma.

De acordo com o empresário, a empresa envolveu os colaboradores e promoveu uma transformação na mentalidade de pessoas e do negócio. A startup foi selecionada para expor na Feicon, o maior evento de construção civil e arquitetura da América Latina, que será realizada entre os dias 11 e 14 de abril, em São Paulo.

O consultor do Sebrae/PR, Rubens Negrão, explica que, após os seis meses de incubação no Construhub, a Flexlajes e outras seis startups são atendidas, agora, por meio de mentorias individuais para dar sequência nos negócios.

“Esse acompanhamento sistematizado é uma forma de as construtechs não perderem o relacionamento com o hub e criarem opções para desenvolver e viabilizar as ideias incubadas. Dentre as possibilidades, está o programa Sebraetec, que oferece uma rede de fornecedores de soluções tecnológicas para contratação com subsídio de até 70% pelo Sebrae”, aponta.

O coordenador do Construhub do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon PR Norte), Murillo Braghin, destaca que a oportunidade de transformar o produto atual em uma solução virtual automatizada será importante para o lançamento da empresa inovadora no mercado.

“Será possível viabilizar o produto, ganhar escala, entrar em operação e conquistar clientes”, cita.

O Construhub fica na sede do Sinduscon PR Norte e conta com a parceria do Sebrae/PR e apoio da Governança da Inovação na Construção Civil Norte do Paraná (iCON). Em fevereiro, o espaço iniciou o segundo ciclo de incubação, com a participação de oito startups. Mas, além da Trilha de Inovação oferecida aos novos negócios, o hub também funciona como um ambiente de networking aberto para a comunidade envolvida com o setor.