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Startup de precificacao avança no varejo com aporte de R$1 milhão

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A Proffer, integrante do ecossistema de startups da Farma Ventures e especializada na gestão online de preços para o varejo, entra em um novo ciclo com aporte de R$ 1 milhão. Com apenas 15 meses de operações, a plataforma já está presente em 1,2 mil farmácias, entre as maiores redes nacionais, e pavimenta expansão para lojas de pequeno e médio porte.  

startup iniciou atuação em junho de 2021, a partir do processo de pivotagem de uma consultoria focada em precificação. Em seis meses o faturamento chegava a R$ 300 mil e a projeção é terminar 2022 com 60% de crescimento. Já para 2023, a meta é chegar a R$ 2,5 milhões.   Hoje, a Proffer tem contratos com grandes redes de farmácias como São João – a quarta maior empresa do varejo farmacêutico nacional – e Indiana. Além disso, mantém contrato com a distribuidora Farmix, que atende 5 mil PDVs.   

“Agora, queremos ampliar o acesso da nossa plataforma para farmácias independentes e redes regionais e expandir para outros setores”, conta o CEO Edmilson Varejão, cuja meta é expandir o negócio para alcançar todos os Estados do Brasil e outros segmentos do varejo.   Para isso, a empresa captou R$ 1 milhão em uma recente rodada pré-seed, que se somam a investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e da aceleradora gaúcha Wow, complementada por crédito. O foco foi em investidores com aporte de smart money, que tenham acesso ao segmento de varejo farmacêutico ou a uma rede qualificada de investidores-anjos, por exemplo.  

A Proffer utiliza algoritmos de inteligência artificial para gerar recomendações de preço individualizada para cada item do mix, aumentando o lucro em até 5% sem comprometer a percepção de preço por parte do cliente final.  

“A solução vai ao encontro de uma das principais dores das farmácias, que são a precificação dos produtos e a competitividade de mercado. Por isso acreditamos na proposta de valor da Proffer e asseguramos apoio estratégico à startup, ampliando seu acesso ao setor e a fundos de investimentos”,

complementa Giovanni Oliveira, diretor de operações da Farma Ventures, primeira corporate venture builder dedicada ao varejo farmacêutico do Brasil.  

Como parte da estratégia de crescimento, a Proffer passa a oferecer, além da solução inteligente de otimização de preços e descontos, uma ferramenta automatizada de monitoramento de preço de concorrentes customizada para o varejo farmacêutico.

A coleta é feita em várias fontes, tanto em canais físicos como digitais, obtendo dados de preço regular, promocional e efetivo da transação. O objetivo é levar produtos mais adequados para clientes com maior e menor maturidade técnica.   “Com a nova solução, as farmácias ganham flexibilidade para investir de acordo com sua real capacidade financeira e podem efetivar a contratação diretamente pelo site”, observa Giovanni.   Para o futuro, a Proffer planeja expandir ainda mais seu modelo de negócio, atendendo outras dores da gestão, como o gerenciamento de categorias, a inteligência de estoques e de promoções.