Foi por meio de uma experiência de transporte de estudantes em navios para Universidades na Flórida que Fábio Costa, CEO da 2V, se inspirou para empreender no Sudeste do Brasil. A startup de transporte com foco em viagens corporativas surgiu em 2017 em Itaúna, Minas Gerais, com investimento inicial de cerca de R$ 400 mil, operando inicialmente como serviço de táxi. No entanto, logo se expandiu e, atualmente, está presente em mais de 45 cidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Apenas no ano passado, registrou um faturamento de mais de R$ 26 milhões, quase o triplo de 2021 (R$ 9 milhões).
Na contramão dos grandes aplicativos, que se concentram apenas em corridas individuais, a 2V presta serviços como transporte de funcionários para eventos, treinamentos e reuniões, entre outros, em cidades de até 50 mil habitantes. Ela conta com mais de 65 companhias cadastradas e um total de 6 mil funcionários. Para atender a essa demanda, há uma equipe de mais de 1.500 motoristas, que transportaram cerca de 200 mil passageiros desde a sua criação.
“Nosso foco é oferecer soluções inovadoras e personalizadas para as empresas e passageiros, adaptando nosso serviço de transporte de acordo com o que cada cliente precisa naquele momento. Com o sucesso alcançado, estamos confiantes em nossas metas de expansão e contamos com o apoio tecnológico da Machine, plataforma especializada em criação de apps de transportes e delivery. Acreditamos nas nossas estratégias de negócios e no potencial para se tornar referência no mercado de transporte corporativo e de viagens.”
Fábio Costa
A Machine é um software desenvolvido pela Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística. Para Bruno Muniz, sócio-executivo da Gaudium, a combinação da expertise tecnológica com a visão inovadora da 2V pode trazer grandes benefícios para o mercado de transporte corporativo e de viagens. “Acompanhar o crescimento tão rápido da 2V nos faz reafirmar nossa atuação como tecnologia líder para o desenvolvimento e gestão de apps de transporte de corridas e entregas e afirmar nosso impacto na economia e mobilidade do país”, declara.
A 2V atingiu um crescimento expressivo em 2018 com a crise das gigantes da mobilidade, como a Uber e a 99, em razão do cancelamento de corridas em massa e da insatisfação de passageiros. À época, porém, contava apenas com a solução de transporte individual. Com o aumento na demanda por apps de transportes em 2020, durante a pandemia, a 2V notou que muitas empresas solicitavam viagens para colaboradores, e expandiu seu leque de atuação. O crescimento no número de corridas corporativas fez com que a 2V incluísse vans como modelo de transporte, e estuda incluir, ainda, ônibus e micro-ônibus.
Além disso, a empresa também traz soluções exclusivas para corridas de passageiros, convênios com supermercados para realizar entregas das compras realizadas no e-commerce e parceria com os Correios para correspondências de pequenas peças. Para este ano, a 2V conta com metas agressivas. A startup já se planeja para expandir a atuação em mais de 32 cidades na região Sudeste e projeta faturar 30 milhões. A ideia é atender os 582 municípios brasileiros em até cinco anos.