O sucesso do mercado de duas rodas no Brasil colocou um desafio para a startup curitibana Motonic: criar produtos e serviços inovadores para o crescente número de motociclistas. Nos últimos dez anos, o número de motociclistas habilitados em todo o País passou de 23,3 milhões para 35,2 milhões, um crescimento de 50%, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Com apenas dois anos de atuação, a empresa já começa a responder essa demanda com uma série de práticas e inovações que atendem motociclistas homens e mulheres. A principal inovação da startup é o Motonic Pass, primeiro serviço de manutenção de motos por assinatura do Brasil. A solução permite que o motociclista tenha acesso a diversos serviços de manutenção do veículo a um preço muito mais baixo do que se os executasse separadamente. A startup mira nos nichos de baixa e média cilindradas, responsáveis por mais de 95% deste mercado que teve, de janeiro a novembro de 2022, 1,2 milhão de motos comercializadas em todo o País.
Entre os serviços inclusos estão a troca de óleo motor, troca de kit relação, manutenção de freios, filtros, troca de pneus e revisão periódica.
No site da empresa (http://motonic.com.br), é possível fazer simulações que mostram o comparativo de gastos com a utilização do Pass e com serviços avulsos. Em apenas um dos planos, que contempla peças, revisão e um capacete, a economia pode passar de R$ 1.000,00 por ano, dependendo do modelo de motocicleta.
Além disso, os assinantes contam com um aplicativo web onde conseguem acompanhar seus créditos, últimas trocas realizadas e realizar agendamentos para efetuar os serviços de forma mais rápida, além de serem notificados pela Motonic sobre próximas trocas e informações gerais sobre seu plano, tudo de forma automática. O assinante também conta com descontos em todos os produtos vendidos pela Motonic, tanto no site como na loja física anexa à oficina – de pneus a capacetes e capas de chuva.
“Uma grande vantagem da manutenção periódica com assinatura, claro, é a economia, além do aumento da vida útil da própria moto. Mas nossa preocupação central é a segurança do motociclista, e o equipamento bem cuidado é uma ferramenta para isso, pois a falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes.”
Rodolpho Marques do Carmo
Capital Seed para expansão
A Motonic surgiu como braço de inovação da Magnetron, indústria que há mais de 60 anos desenvolve e comercializa componentes elétricos e mecânicos para motocicletas. Com o background da tradicional empresa e a capacidade inovadora da sua equipe, a Motonic acaba de receber capital seed do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul dentro do BRDE Labs, programa criado para apoiar empresas inovadoras e acelerar o desenvolvimento da região SUL.
O aporte financeiro, de R$ 5 milhões, será utilizado no aperfeiçoamento tecnológico da solução, além de novas unidades físicas para a execução dos serviços.
Além disso, a startup também passa a fazer parte da Hotmilk, ecossistema de inovação da PUC-PR que já acelerou e incubou mais de 350 novos negócios.
Rodolpho revela que o próximo passo é a expansão dos pontos físicos de atendimento e o desenvolvimento da plataforma digital. “Nossa ideia central é desenvolver produtos e serviços para melhorar a vida dos motociclistas. Queremos criar relações duradouras com as pessoas, independente do modelo da moto ou da atividade que exercem”, afirma Rodolpho.
Inovação também nas instalações e no atendimento
Em suas modernas instalações no bairro Parolin, a empresa é ambientalmente correta ao cuidar do descarte correto de óleo, fluídos e baterias. Com uma equipe formada por uma maioria feminina, a Motonic conta com atendimento personalizado para mulheres, incluindo em sua equipe uma experiente mecânica pronta para orientar e atender às suas clientes. “É um ambiente diferente de qualquer outro ambiente voltado para motociclistas. É um lugar onde as pessoas gostam de estar”, finaliza Rodolpho.