Incorporando um “rosto” com expressões programadas, como piscar e sorrir, o robô aprimora a interação e cativa o público
Os robôs estão gradualmente se integrando ao cotidiano da população. Vislumbrando as oportunidades desse cenário, a Human Robotics, startup que desenvolveu o primeiro robô brasileiro de autoatendimento e telepresença, registrou crescimento significativo nos últimos anos. No ano passado, atingiu a marca de R$ 1,2 milhão, e neste ano almeja atingir R$ 4,8 milhões com seus robôs, que desempenham funções importantes tanto para indivíduos quanto para indústrias.
“Essas máquinas estão se tornando parte integrante da vida cotidiana, capazes de realizar tarefas operacionais, atender ao público, no transporte logístico na indústria e desempenhar diversas outras funções”, explica Olivier Smadja, fundador e CEO da Human Robotics. “Isso reflete não apenas a crescente presença dos robôs, mas também a sua versatilidade e o impacto positivo em diversos setores”, destaca.
Um dos robôs que tem feito sucesso no Brasil são os que possuem uma abordagem mais humanizada, chamados de sócio-funcionais. Um dos exemplos é o Robios GO, desenvolvido pela Human Robotics e fabricado em Curitiba, no Paraná. Este robô social, voltado para o autoatendimento, foi projetado para interagir de forma autônoma e até mesmo simpática com as pessoas. “Com um corpo robótico de 1,30m de altura e com o rosto em formato de tablet, o Robios GO pode ser utilizado em diversas situações, como atendimentos, triagens, tours, marketing e podendo até auxiliar durante as compras”, explica Olivier.
Essa tecnologia já está presente em supermercados, lojas, showrooms e eventos. “No atendimento, o robô participa de conversas, questiona sobre as necessidades dos clientes e conduz pesquisas de satisfação. Na área de publicidade, ele promove produtos, faz demonstrações, capturando a atenção do público. Essa versatilidade do robô evidencia sua aplicação em diversos cenários para melhorar a interação e a experiência do cliente”, diz.
O simpático robô da “oi”, agradece e cria uma conexão mais próxima, pois o seu “rosto” utiliza expressões programadas, como piscar e sorrir, para aprimorar a interação e encantar o público.
Olivier conta que para criar interações mais realistas, as respostas são geradas utilizando a inteligência artificial (IA). “Assim, os robôs adotam uma abordagem amigável e descontraída, podendo estabelecer diálogos que facilitam o atendimento em diversos setores ou em segmentos específicos. Dessa forma, as pessoas se sentem à vontade para responder às perguntas inseridas nos diálogos”.
No atendimento, o Robios Go pode também auxiliar a enriquecer a base de dados de clientes, por meio de pesquisas e registro de suas atividades, gerando insights e aprimoramento da compreensão do cliente para o fortalecimento das estratégias de negócios. “Isso representa uma vantagem para o estabelecimento porque permite compreender melhor as preferências e comportamentos dos clientes. Essas informações valiosas possibilitam a adaptação rápida às demandas do mercado, a oferta de experiências mais personalizadas e, consequentemente, a fidelização do cliente. Essas ferramentas se destacam como recursos essenciais para impulsionar a eficiência operacional e fortalecer o relacionamento com o público-alvo”, afirma.
O sucesso dos robôs da Human Robotics não se limita apenas à interação com os clientes com o Robios Go. A empresa também fabrica o Robios Cargo, que atua na indústria, auxiliando no transporte de cargas. Sua atuação se destaca, pois possui uma abordagem solicita e agradável, como se fosse um verdadeiro colega de trabalho, estabelecendo diálogos e sendo cordial. “Ele automatiza o transporte interno nas indústrias e torna o transporte de cargas seguro e eficiente, especialmente em ambientes fabris, e ainda interage com os demais funcionários. Dessa forma, juntos, funcionários e robôs, conseguem realizar uma série de atividades, antes repetitivas, de maneira mais eficiente e ágil”, afirma Olivier.
Sua inteligência artificial e seus sensores, como câmeras de profundidade e visão computacional, garantem precisão em seus deslocamentos. O Robios Cargo pode ser chamado e enviado para qualquer ponto da indústria, seja por controle manual ou integração de sistema, possibilitando o monitoramento em tempo real de seu trajeto. Com capacidade de carga de até 40 quilos, sua estrutura integrada possui um layout de transporte configurável, adaptando-se às diferentes formas de cargas que precisam ser transportadas. “Assim, os robôs interativos e simpáticos conquistam a equipe, tornando o trabalho diário dos profissionais mais fácil, preciso e até mesmo mais divertido”, afrima Olivier.
O emprego de robôs no Brasil está em crescimento tanto na indústria quanto nos serviços. O país aparece no ranking mundial entre os 20 com maior estimativa de receita com a venda de robôs. Espera-se que o valor atinja a marca de US$ 390 milhões até 2027. No mundo o mercado de robótica deve ultrapassar os US$ 260 bilhões em 2030, conforme o levantamento da consultoria BCG (Boston Consulting Group).
Para isso, a Human Robotics desempenha um papel fundamental nesse cenário em evolução. “Nosso compromisso é criar robôs sociais funcionais que automatizem e executem atividades repetitivas ou até mesmo perigosas”, conclui o CEO da empresa.
A empresa possui outros robôs em seu portfólio, como o Robios Inspector, dedicado à inspeção de gôndolas; o Robios Avatar, um agente de autoatendimento personalizável e autônomo operando em tablets Android; e o Robios Totem, um totem interativo e humanizado utilizado em diversas áreas, incluindo publicidade, marketing e na indústria.