Pesquisar
Close this search box.

Startup cria biocosméticos de alta performance, unindo insumos amazônicos ao conceito de “clean beauty”

Startup cria biocosméticos de alta performance, unindo insumos amazônicos ao conceito de “clean beauty”

Compartilhe este conteúdo:

Duas gerações de uma família empreendedora com uma paixão compartilhada: a Amazônia. É dessa forma que nasce a Amakos, startup que une a expertise de uma vida dedicada à beleza e ao bem-estar, sob comando da especialista em estética oriental, perfumaria e aromaterapia, Soon Hee Han, e a visão contemporânea e tecnológica da geração Y, com o diretor Yuri Han, ambos são sócios da empresa.

Tia e sobrinho estão empreendendo para criar produtos de alta performance e valor agregado, contribuindo para a sofisticação da percepção do made in Amazonas e gerando renda aos povos da floresta.

A empresa, que vai inaugurar em julho, une insumos amazônicos a ações de sustentabilidade, promovendo cuidado pessoal consciente e geração de renda para quem vive em comunidades ribeirinhas e indígenas.

A Amakos lançará uma linha de cosméticos que combina a potência botânica da Amazônia com os princípios da biotecnologia verde, da sustentabilidade e do ‘clean beauty’, visando os mercados nacionais e internacionais.

“Nosso produto tem raízes na natureza, no uso ancestral das plantas amazônicas, impulsionados e certificados pela ciência. Em sinergia com a potência botânica amazônica, outros ativos tecnológicos de origem natural são acrescidos à formulação para equilibrar, ampliar e complementar os benefícios terapêuticos dos ativos amazônicos”, explica Soon Hee.

Para o lançamento, foram escolhidos três ativos amazônicos de alta complexidade: a Copaíba, o Cacay e o Sangue de Dragão por terem propriedades emolientes, anti-inflamatórias, antisséptico, regeneradores, além de serem estimulantes da síntese de colágeno e protegerem a barreira cutânea da pele.

A marca define o conceito de skincare com a introdução de produtos de alta performance, que também proporcionam uma prática de saúde emocional e social com ingredientes que são oriundos de cooperativas amazônicas, naturais, não tóxicos e cruelty free.

Para atingir seus objetivos de ESG (que significa Environmental, Social and Governance, em tradução livre: Ambiental, Social e Governança), a Amakos atua ao lado de cooperativas amazônicas e promove a produção sustentável, contribuindo para o desenvolvimento local, a geração de renda e a conservação da floresta.

A empreitada nasceu no âmbito do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), coordenado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). A estruturação da Amakos possui Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, além da fábrica própria, garantindo a inovação contínua e o rigor no controle de qualidade, e transparência de informações. A fábrica está localizada no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE), em Manaus.

“Nossa missão é transformar a imensa potência botânica amazônica, que tem milhares de espécies com potencial cosmético, em produtos de excelência, em benefício da vida, do ser humano e do bioma. Estar com a Amakos localizada no Estado do Amazonas, próximo das cooperativas, gerando recursos para a região e apoiando práticas de sustentabilidade no bioma amazônico, é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região.”

Yuri Han

Ainda segundo ele, “o foco é trabalhar a saúde da pele sob dois pontos de vista: o físico, por meio de fórmulas naturais de alta tecnologia, e o emocional, por meio do fair trade e da economia sustentável”.

Sustentabilidade

A partir dessa conscientização, a Amakos desenvolveu a metodologia “3Ms”, que é a sua bússola norteadora tanto no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), quanto na fabricação dos produtos. Cada “M” tem um objetivo e os três se interligam. O primeiro M é de Melhor aparência (Look Good), o segundo M é de sentir-se Melhor (Feel Good) e o terceiro M é fazer o Melhor (Do Good).

“A metodologia dos 3Ms vai ao encontro dos anseios contemporâneos dos consumidores que combinam a vontade de uma rotina de autocuidado eficaz, simples e potente. Mas que também tem consciência do impacto do seu consumo no planeta, além de serem ‘empoderados’ e saberem que o seu poder de consumir pode beneficiar, e impactar pessoas e regiões. São consumidores mais focados na qualidade e na sustentabilidade dos produtos utilizados.”

Soon Hee Han

De acordo com ela, esse consumidor se preocupa com o uso de cosméticos que não poluem o meio ambiente, sem testes em animais, além de serem limpos, livres de sulfatos, parabenos e substâncias que possam afetar a saúde. “Esse é o público que a Amakos quer atender”, explica Yuri Seung Han.

Além disso, a empresa abraça a produção sociosustentável, por isso seus insumos são oriundos de comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no Amazonas, e da Serra do Tepequém, em Roraima. Aproximadamente 400 famílias serão diretamente beneficiadas com a parceria.

Processo natural e saudável

Um dos diferenciais da Amakos é que a marca não prioriza “rejuvenescer” numa tentativa de reversão de um processo natural do viver, que é o envelhecer, mas fortalecer os diferentes elementos que auxiliam na integridade da pele e da sua capacidade de auto regeneração, evitando o envelhecimento precoce. Além da biotecnologia dos ativos cosméticos, a marca utiliza aromas botânicos que atuam tanto na derme quanto no campo emocional.

“A pele sofre todo tipo de impacto rotineiramente. Os objetivos do skincare da Amakos são o fortalecimento da capacidade de auto regeneração e estrutura, auxiliando a manter a integralidade e a prevenir o envelhecimento precoce da pele. O resultado se mostra tanto em seu aspecto visível, quanto na maciez e luminosidade, além do seu aspecto estrutural, a nível de tecido, como o colágeno e a elastina. Assim, os produtos cuidam, previnem e retardam o envelhecimento precoce da pele”, relata Soon Hee Han.

Produtos

Cada linha dos produtos (Copaíba, Cacay e Sangue-de-Dragão) atende tipos de peles específicas e é composta por sérum facial, creme facial e loção corporal. Porém, a linha de copaíba possui uma espuma de limpeza que atende a todos os tipos de pele.

Todas as linhas foram formuladas dentro do princípio Amakos de relações sinergéticas de ativos amazônicos de alta complexidade (Amakos super complexos Botânicos™), com blend de vitaminas de origem natural, aliados a ativos biotecnológicos e perfumaria botânica funcional. Os insumos amazônicos que batizam a linha foram escolhidos por suas propriedades e benefícios para a pele.