Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Startup brasileira exporta metodologia e tecnologia para Indonésia praticar o ESG - WITRI

Startup brasileira exporta metodologia e tecnologia para Indonésia praticar o ESG

Startup brasileira exporta metodologia e tecnologia para Indonésia praticar o ESG

Compartilhe este conteúdo:

A ESG Tech, so+ma, que há oito anos auxilia grandes empresas, consumidores, cooperativas, escolas, varejo e cidades a mudar o comportamento em relação aos produtos que são recicláveis no país, fará sua primeira estreia internacional na cidade de Jacarta, capital da Indonésia, levando toda a sua expertise em metodologia e tecnologia voltada ao ESG.

Em Jacarta, o sistema de recebimento de recicláveis será semelhante aos que já funcionam no Brasil. Um hub ficará disponível para que os participantes levem seus resíduos, os troquem por créditos e os mesmos possam ser trocados por benefícios como: vales, cupons de alimentos ou vouchers para outros bens e serviços.

Os materiais são classificados no local e reciclados por intermédio de um parceiro.

“A so+ma é a oportunidade de se colocar o ESG na prática em qualquer lugar do mundo. Estamos muito felizes que a nossa metodologia e nossa tecnologia que funciona no Brasil está colaborando com um melhor impacto socioambiental em Jacarta.”

Claudia Pires

Todo o sistema da so+ma será utilizado no programa Recycle for Good, lançado pela Fundação Sig Way Beyond Good e pela multinacional SIG Group. A parceria da SIG Group com a ESG Tech começou desde 2018 na cidade de Curitiba, onde a iniciativa mantém quatro unidades de recebimento de recicláveis. Além de receber os resíduos, o usuário se cadastra por meio do aplicativo do Recycle for Good que usa a tecnologia da so+ma, e a partir desses cadastros, é possível mensurar a quantidade de materiais que cada pessoa leva, gerando desta forma um extrato ambiental personalizado para cada participante. Para as empresas, este extrato ambiental pode revelar o perfil do consumidor e ser mais um momento de conversa após o descarte.

A parceria com a SIG Brasil rendeu a confiança para que a so+ma junto com a fundação desenvolvesse o programa Recycle for Good. “Ficamos muito felizes em expandir a parceria entre a SIG e a so+ma em outros países. Por meio da tecnologia da so+ma, hoje somos capazes de implementar programas de incentivo à reciclagem em qualquer lugar do mundo. Começamos no Brasil, onde já temos quatro pontos de recebimento no Paraná e agora na Indonésia. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o programa em todo o mundo”, celebra Isabela De Marchi, Gerente de Sustentabilidade para América do Sul na SIG.

A primeira unidade na Indonésia ficará no shopping Cibubur, no leste de Jacarta, onde está localizado um ponto de recebimento do programa Recycle for Good. Mais tarde, o objetivo é que o programa seja replicado para outras regiões.

A Indonésia foi um dos países escolhidos para receber a iniciativa pois é o segundo maior contribuinte de resíduos plásticos do mundo, produzindo mais de 5 milhões de toneladas de resíduos por ano, com cerca de 3 milhões de toneladas eliminadas nas águas de todo o país.

Uma das principais razões é que muitas pequenas ilhas não possuem coleta seletiva e nenhum sistema municipal para coleta de resíduos domésticos ou outros resíduos. Devido à falta de conhecimento sobre os perigos envolvidos, as pessoas despejam todos os resíduos em aterros sanitários, queimam ou descartam-nos no mar.