Pesquisar
Close this search box.

Startps Suícas chegam ao Brasil com o apoio da Swissnex.

Compartilhe este conteúdo:

Soluções incluem software para acompanhamento de pacientes crônicos, inteligência artificial para educação pública, dados de telefonia para mobilidade urbana e segurança digital contra golpes financeiros

A SwissTech, iniciativa de disseminação da inovação suíça apoiada pela Swissnex e outras instituições, anunciou que quatro startups suíças estão em processo avançado de operações e negociações no Brasil. A Nutrix, a Herby, a KIDO Dynamics e a Cybera participaram do Web Summit Rio, onde apresentaram ao público suas soluções de tecnologia para saúde, educação, mobilidade e segurança digital. A Nutrix já tem um time brasileiro atuando no país e vai inaugurar sua subsidiária brasileira em setembro deste ano. A Herby e a KIDO já atuam no Brasil com casos de uso ativos, enquanto a Cybera busca conversas com players estratégicos do mercado brasileiro para firmar parcerias.

Em 2023, a Suíça foi eleita, pela 13ª vez consecutiva, o país que mais inovou no mundo, de acordo com o Índice Global de Inovação desenvolvido pela World Intellectual Property Organization (WIPO). A campanha swisstech busca elevar o perfil do país como líder global de inovação para negócios, aumentar a visibilidade de empresas de ponta e destacar, no exterior, a excelência em pesquisa. No Brasil, a Swissnex fortalece este intercâmbio, para conectar empreendedores dos dois países e fomentar novos negócios.

Software para pacientes crônicos integra o “SUS” do Chile

A Nutrix criou um software que mapeia as condições médicas de pacientes crônicos através de dispositivos não invasivos e de inteligência artificial. A plataforma digital “gSense” se baseia em dados de saúde dos pacientes para oferecer planos de tratamento e melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, com o apoio de uma rede de médicos parceiros. A proposta inclui soluções para pacientes de diabetes e obesidade, e a empresa está expandindo o software para contemplar casos de hipertensão e de transtornos mentais. Um dispositivo não-invasivo para medição de cortisol e monitoramento de estresse será finalizado este ano e, em seguida, submetido à aprovação da FDA nos Estados Unidos, e da Anvisa, no Brasil.

A solução da Nutrix está sendo utilizada no Chile desde 2023, com conexão direta com a rede pública de saúde do país. Além disso, a Nutrix está no processo de certificação ISO 27001, referência internacional para a gestão da Segurança da Informação – previsto para sair em junho deste ano. No Brasil, a empresa já conta com o apoio de médicos do grupo G7Diabetes, que participam da Associação Brasileira de Diabetes, e a subsidiária brasileira da startup está prevista para ser aberta em setembro de 2024.

Inteligência artificial auxiliando professores da rede pública

A Herby, uma EdTech suíça, já está consolidando sua presença no Brasil com soluções inovadoras para a educação pública. Seu foco principal está na correção automatizada de provas por meio de Inteligência Artificial, visando a otimizar o processo de avaliação escolar. 

Atuando há quatro anos no Brasil, a Herby já impactou diversos municípios, abrangendo desde o estado de Rondônia até cidades como Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Maceió, São Luís e João Pessoa. 

A empresa planeja expandir ainda mais a sua atuação em 2024, mirando novos municípios para atender e introduzindo uma nova tecnologia de análise de áudio, que busca auxiliar no processo de alfabetização das crianças. Essa iniciativa reflete o compromisso da Herby em fornecer ferramentas eficazes para educadores e alunos. Ao facilitar a correção de avaliações, a empresa não apenas simplifica o trabalho dos professores, mas também contribui para a evolução das políticas públicas educacionais, baseando-se em resultados concretos e escaláveis.

Dados de telefonia móvel fornecem insights para mobilidade, turismo e mídia OOH

A KIDO Dynamics é uma startup de big data que transforma dados de telefonia móvel em insights de mobilidade e comportamento. Com a visão da física social, a Kido aplica técnicas avançadas de machine learning para analisar padrões de mobilidade e comportamento das pessoas por meio de coleta e cruzamento de dados de telefonia móvel, como ligações, SMS ou 4G. Essas análises ajudam empresas a visualizar e criar estratégias para mobilidade urbana, tendências de visitação e turismo, além de medir o impacto de campanhas em mídias Out Of Home (OOH), como mobiliário urbano.

É importante pontuar que a KIDO Dynamics está comprometida com a privacidade dos dados e opera em conformidade com o GDPR, regulamento do Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia que estabelece regras sobre a privacidade e proteção de dados. 

A Kido atua em diversos países da América Latina e Europa, sendo os principais Brasil, México, Argentina, Chile, Espanha, Portugal e Suíça. No Brasil, a empresa tem uma parceria com uma das maiores operadoras do país desde 2018 e, por meio dessa colaboração, atende a clientes como as prefeituras do Rio de Janeiro e de Gramado.

Prevenção e solução de golpes financeiros com moeda fiduciária ou cripto 

A Cybera é uma empresa global de segurança digital com atuação no Brasil, especializada em proteger pessoas, instituições e organizações contra golpes e crimes virtuais. Fundada por um advogado e um ex-procurador público suíço, a empresa oferece soluções inovadoras e colaborativas para prevenir e combater golpes financeiros, seja com moeda fiduciária ou criptomoeda. 

O objetivo é proporcionar apoio e orientação às vítimas particulares e proteção e prevenção eficaz às empresas e instituições. Em parceria com bancos, gestoras e instituições, a Cybera consegue rastrear os fundos perdidos, notificar os bancos utilizados pelos criminosos e aumentar as chances de recuperação dos valores. 

A startup é parceira oficial contra golpes da Chainalysis, empresa de análise de blockchain, e de diversos bancos e instituições nos EUA e Europa. No Brasil, a empresa já atende vítimas individuais, principalmente de crimes relacionados a criptoativos, e está com conversas em andamento com bancos e instituições para parcerias no país.

Sobre a swisstech

A swisstech é uma iniciativa público-privada criada pela Presence Switzerland, em parceria com Innosuisse, rede Swissnex, DigitalSwitzerland e Switzerland Global Enterprise. Representada no Brasil pela Swissnex, em colaboração com a Embaixada da Suíça, a campanha busca elevar o perfil da Suíça como líder mundial em inovação e negócios, aumentando a visibilidade de sua alta tecnologia, de empresas de ponta e de sua excelência em pesquisa no exterior.

Sobre a Swissnex

A Swissnex é a rede global da Confederação Suíça que conecta parceiros, projetos e iniciativas em educação, pesquisa e inovação. A Swissnex no Brasil amplia o alcance e fortalece o engajamento de parceiros no intercâmbio internacional de conhecimentos, ideias e talentos. Dessa forma, contribui para destacar a Suíça como centro de inovação global.