Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 South Summit Brazil 2023 reafirma relevância no ecossistema de inovação - WITRI

South Summit Brazil 2023 reafirma relevância no ecossistema de inovação

South Summit Brazil 2023

Compartilhe este conteúdo:

O segundo dia do South Summit Brazil, em Porto Alegre, manteve o ritmo de networking potencializando conexões e negócios entre empresas, startups e fundos de investimentos. Nomes importantes do empreendedorismo e da inovação nacional e internacional marcaram novamente presença à beira do Guaíba. Cerca de 11 mil pessoas passaram pelo evento nesta quinta-feira (30) para conferir as 385 palestras, debates e ações paralelas.

Entre os speakers que se destacaram nesta quinta-feira estão Jeff Clavier, fundador da Uncork Capital que falou sobre o tema Do Vale do Silício para o Mundo; Maria Rita Spina Bueno, fundadora da Anjos do Brasil e criadora do MIA (Mulheres Investidoras Anjos); Daniel Randon, presidente da Randon S.A; Marco Stefanini, CEO e fundador Grupo Stefanini; João Humberto Falcão Martins (Fundação Dom Cabral), Eduardo Lorea, fundador e CEO da Numerik; Paulo Boneff, head global de Responsabilidade Social da Gerdau; e Gabriela Comazzetto, head global Business Solution Latam e Brasil da TikTok.

Paralelamente, no Auditório Araújo Vianna, foi realizado o South Summit Next Gen, evento que reuniu 3000 alunos e professores da rede municipal de educação que conversaram com Gabriela Comazzetto, Celso Athayde, fundador da organização social Central Única das Favelas (Cufa), e Zé Mário Sperry, campeão mundial de jiu jitsu e fundador de uma escola que ensina o esporte em várias partes do mundo. Nesta atividade, eles contaram experiências pessoais e profissionais relacionadas aos negócios e setores em que atuam, abordando também o tema da inovação.

Operacionalizada pela Trashin, startup gaúcha que promove a economia circular, a gestão de resíduos da coleta do primeiro dia do evento. Cerca de 40 pessoas foram treinadas para descartar corretamente os resíduos de 500 lixeiras de papelão reciclável. Foram coletadas cerca de três toneladas de resíduos recicláveis, uma tonelada de rejeitos e aproximadamente 500 quilos de resíduo compostável.

José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, festeja o balanço dos dois primeiros dias de conferências: “Não se constrói nada grande sozinho. Todos aqui são responsáveis pelo que vivemos e veremos nesses dias”.

Muito à vontade na capital gaúcha, a idealizadora do South Summit, a espanhola María Benjumea, não disfarça a empolgação com a segunda edição brasileira: “Estou muito emocionada com a transformação que estamos fazendo juntos. Temos um planeta que precisamos cuidar. Me sinto como uma gaúcha de Porto Alegre.”

“O número de startups inscritas na Competição mostra a credibilidade que conquistamos no mercado e a capilaridade que o South Summit consegue ter em mercados tradicionais em não tradicionais. Em relação ao cenário brasileiro, o momento é especial, bons projetos e iniciativas inovadoras vão continuar tendo espaço e ocupando a cena com seus produtos e serviços. Eu sou bastante otimista por natureza e acho que, cada vez mais, teremos momentos pujantes, consistentes e, principalmente, apresentaremos um ecossistema cada vez mais maduro, despertando não só confiança mas também o interesse do mundo inteiro pelo que está sendo desenvolvido por aqui.”

Thiago Ribeiro

Todo planejamento e operação são guiados pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa em âmbito mundial, do qual o South Summit é membro. O South Summit Brazil é correalizado com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que garantirá sua atuação em Porto Alegre até 2027, com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre.