Pesquisar
Close this search box.

Soluções sustentáveis para redução de custos do condomínio

Soluções sustentáveis para redução de custos do condomínio

Compartilhe este conteúdo:

Conheça formas para deixar o preço dos condomínios mais em conta e ainda contribuir com o meio ambiente

De acordo com o levantamento da Data Lello, os preços dos condomínios na capital paulista tiveram um crescimento de 14% em prédios entre 81 e 150 unidades, contrariando a tendência de mercado de oferecer áreas comuns mais completas e que não pesem no bolso. A PATRIANI enfrenta esse desafio integrando em seus empreendimentos diversas soluções para criar ambientes de alta qualidade, sustentáveis e economicamente vantajosos. 

O SERAFINA CORPORATE, sede corporativa da empresa em Santo André, é um dos cases de sucesso da empresa quando se trata de sustentabilidade e economia, e apresenta diferenciais que impactam positivamente nos custos da empresa. Como a fachada ventilada, que ajuda a reduzir a temperatura interna da torre e diminui a utilização de ar-condicionado, além de ter um revestimento na fachada que facilita a limpeza do prédio apenas com a água da chuva. 

Para Rodrigo Carlos de Jesus, gerente do SERAFINA, essa e outras modernizações do empreendimento se traduzem em eficiência.

“Projetamos uma economia de aproximadamente 10% na conta de energia do edifício todo, o que representa um impacto significativo, considerando os elevados custos do empreendimento.” 

Rodrigo Carlos de Jesus, gerente do SERAFINA.

Essa diferença na conta é atingida a partir de soluções que alinham modernidade e sustentabilidade, aplicadas nas construções da PATRIANI. Algumas saídas para baratear as contas do condomínio são:  

  1. Água de reuso para jardinagem: Esse processo reduz a dependência do prédio da captação de recursos hídricos da rede pública, podendo diminuir o valor da conta de água. Além disso, contribui para a preservação do meio ambiente.
  2. Fazenda solar: As fazendas solares são formadas por placas fotovoltaicas que transformam a luz do sol em eletricidade e podem economizar até 50% do custo de energia das áreas comuns, refletindo na redução do valor do condomínio para os moradores.
  3. Elevadores com tecnologia regenerativa: O sistema regenerativo conta com drives de regeneração de energia. Ou seja, em vez de desperdiçar energia na forma de calor, ele realimenta a rede elétrica interna do local onde o equipamento está. Dessa forma, são capazes de gerar até 50% da energia que consomem.
  4. Paisagismo planejado: Estratégias de paisagismo bem planejadas minimizam gastos desnecessários com manutenção, promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos.
  5. Temporizadores de água: Os dispositivos controlam e otimizam o uso da água, evitando desperdício e contribuindo para a eficiência energética.
  6. Bacias sanitárias com dual flux: Esse sistema possui um potencial de até 60% de economia de água. Além disso, possui um design diferenciado para induzir o usuário a utilizar corretamente o tipo de descarga.