Um dos maiores empregadores privados do país, com cerca de 1,4 milhão de trabalhadores formais, segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), o setor de call center registrou saldo positivo de mais de 6,6 mil novas vagas em novembro, de acordo com dados do CAGED. Foi o terceiro resultado mensal positivo consecutivo no ano de 2023, puxado principalmente pelos estados de SP (+2.834), que teve sua melhor performance desde novembro de 2021, seguido de BA (+882), RN (+871) e PB (+626).
A expectativa da ABT é que o setor siga a trajetória de crescimento ao longo de 2024, se mantida a política de desoneração.
“Os bons números reforçam a importância da manutenção da política pública da desoneração e acendem alerta quanto à MP 1.202/23. O PL da Desoneração tem cumprido um importante papel de estabilizador de emprego. Vemos, portanto, com bastante receio a questão da reoneração da folha que, no apagar das luzes de 2023, gerou ruído e preocupação entre os empresários do setor, considerando que mais de 50% dos seus custos estão atrelados à contratação.”
Gustavo Faria, vice-presidente da ABT.