Mercado nacional é um dos maiores do mundo, com redes que acumulam faturamentos multimilionários
Segundo dados do SEBRAE, o nicho de beleza representa 4% do PIB nacional, se consolidando como um dos maiores do mundo. Entre os fatores responsáveis por esse destaque, vale ressaltar a crescente conscientização sobre saúde e bem-estar, que tem levado o público a investir mais em cuidados pessoais. A influência das redes sociais e da mídia também desempenha um papel significativo, criando uma cultura de imagem que motiva o autocuidado. Além disso, a diversificação e inovação constantes no setor, com o lançamento de novos produtos e técnicas, mantêm o interesse do consumidor e impulsionam a expansão do meio, como se observa na atuação de diversas marcas nacionais.
“A indústria de beleza no Brasil se destaca pela sua capacidade de adaptação às tendências globais e locais, desenvolvendo soluções específicas para as necessidades do público”, esclarece Mauricio Cesar, CEO da Unhas Cariocas, que se consolida como maior rede de esmalterias do mundo, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. Segundo o especialista, a diversificação dos canais de venda, com o crescimento do comércio eletrônico e o surgimento de novos modelos de negócios, como salões de beleza com foco em serviços especializados, também contribui para a expansão do setor.
A marca mencionada retrata o quão avançado o país está no cenário de beauty & wellness. Apenas no primeiro trimestre de 2024, a esmalteria acumulou uma receita de mais de R$ 11 milhões, que consolida um aumento de 16,2% em comparação ao ano anterior.
Vale ressaltar que essa tendência de expansão já estava em desenvolvimento há anos, uma vez que em 2023, o empreendimento faturou mais de R$42,5 milhões. A projeção do relatório especial da McKinsey, em que se expecta um acúmulo de U$ 580 bilhões no setor de beleza até 2027, corrobora com esse panorama, solidificando a assertividade do nicho.
Em paralelo, é importante reforçar que essa dilatação do meio vem acompanhada de uma preocupação com a qualidade e sustentabilidade dos serviços oferecidos. “Mais do que resultados em números, objetivamos deixar os clientes satisfeitos e realizar os atendimentos de formas inovadoras e com máxima qualidade”, agrega Mauricio.
Tal comportamento é visto pelas conquistas recentes da Unhas Cariocas, por exemplo. A marca recebeu pela terceira vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising (SEF), concedido pela ABF. A chancela atesta a qualidade e eficiência da franquia, que se reitera no selo Great Place to Work, recebido pelo segundo ano consecutivo. Ainda tratando de prêmios, a rede recebeu o ESG (Environmental, Social and Governance), conquista recebida apenas por 17, entre 230 marcas que receberam o SEF. Este, evidencia o uso de práticas sustentáveis nas atividades da rede.
É por fatores como esse que o Brasil continua em ascensão no mercado de beleza internacional, assumindo posto de lançamento de tendências e se consagrando como referência através da atuação de marcas de destaque.
Sobre a Unhas Cariocas:
A marca é considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, recebendo por dois anos consecutivos o selo de excelência da entidade. Com técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos. Investimento inicial total: a partir de R$115 mil, faturamento médio mensal a partir de R$80 mil e prazo de retorno 12 a 18 meses.