Com o objetivo de estimular o empreendedorismo, apoiar o desenvolvimento e a criação de novos ambientes de inovação no Paraná, o Sebrae promove o Programa Habitats PR de Inovação. Até o final deste ano, 27 ecossistemas irão participar de encontros com workshops e mentorias, ações que fazem parte da jornada de ambientes promotores de inovação que visam a capacitação e consolidação de startups e negócios inovadores.
O programa é voltado para universidades, associações, prefeituras e empresas privadas que possuem espaços como hubs de inovação, parques tecnológicos, coworking, espaços makers, incubadoras e pré-incubados, além de aceleradoras e pré-aceleradoras. Nos últimos dois anos no Paraná, foram realizadas cerca de 2000 mil horas de capacitação e 700 workshops com a participação de 63 ecossistemas de inovação.
“Vamos apoiar esses espaços para que o desenvolvimento ocorra de maneira mais estruturada e efetiva, para que empresas inovadoras ou de bases tecnológicas estimulem as regiões e o estado, com competitividade no mercado e maior valor agregado”.
Afirma o consultor do Sebrae Paraná, Michael Douglas Camilo.
Ao todo, o Paraná conta com mais de 100 habitats de inovação. Um deles é o Smart Space, realizado no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), em Maringá. Criado em 2021, o ambiente tem como foco criar pontes entre alunos e o mercado de trabalho por meio do fomento ao empreendedorismo.
Em seu primeiro ano, foram realizadas 27 ações, dentre as quais o “Projeto Esperançar”, ação em que os alunos podem acompanhar um case fictício e participar de diversos workshops para auxiliar no desenvolvimento da ideia. Os projetos se mantêm em 2022 e a organização espera lançar novas ações durante o segundo semestre.
“O Smart Space oportuniza aos nossos alunos a transformação da sua carreira por meio do surgimento de novas ideias de negócios. Maringá é um celeiro, e a parceria com o Sebrae oportuniza a conexão com outros espaços de inovação. Além disso, a parceria com a UniCV proporciona diversos caminhos de capacitação, desenvolvimento de novos projetos de ideação, bem como a de visitas técnicas aos nossos alunos e professores”.
Diz o reitor do UniCV, José Carlos Barbieri.
Hoje, o espaço tem como intuito a geração de novas ideias para a solução de demandas atuais e podem participar alunos, ex-alunos e comunidade externa. O Smart Space ainda possui parceria com outros ambientes de inovação de Maringá e também com empresas que apoiam o desenvolvimento de projetos.
Em 2022, o Programa Habitats PR de Inovação traz workshops individuais para cada habitat. Entre os temas estão a contextualização do habitat de inovação, modelo de negócios, processo de seleção de empreendedores, desenvolvimento do empreendimento, processo de graduação e relacionamento com graduadas, gerenciamento básico e plano de implementação. Por fim, após a realização dos workshops, a equipe do Sebrae irá acompanhar a implementação das ações propostas e realizar um encontro com participantes do ecossistema para apresentar os resultados.
Iniciativas e instituições que integram a edição 2022 do programa
- Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) – Foz do Iguaçu;
- Centro Universitário de União da Vitória (UniUv) – União da Vitória;
- Centro Universitário UniFatecie e Prefeitura de Paranavaí – Paranavaí;
- Clube da Robótica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Ponta Grossa;
- Faculdade Alfa (UniAlfa) – Umuarama;
- Faculdade da Indústria – São José dos Pinhais;
- Faculdade de Pinhais (FAPI) – Pinhais;
- Funcional Contabilidade – Cascavel;
- Fundação Educere, Prefeitura de Campo Mourão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Sicoob – Campo Mourão;
- Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) – Cascavel;
- Instituto do Ecossistema de Inovação de Londrina – Londrina;
- Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Prefeitura de Colombo – Colombo;
- IFPR – Arapongas;
- IFPR – Palmas;
- IFPR – Pitanga;
- IFPR – União da Vitória;
- Prefeitura de Cianorte – Cianorte;
- Prefeitura de Ivaiporã – Ivaiporã;
- Prefeitura de Jandaia do Sul – Jandaia do Sul;
- Prefeitura de Japurá – Japurá;
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – Curitiba;
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrail (Senai) – Toledo;
- Universidade Positivo – Curitiba;
- UTFPR – Curitiba;
- UTFPR – Medianeira;
- UTFPR – Ponta Grossa;
- UTFPR – Toledo.
- Destaque nacional
Em 2021, os ecossistemas de inovação paranaenses foram destaques no Prêmio Nacional de Inovação, evento realizado pelo Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre os 44 finalistas, o Paraná teve nove representantes e recebeu cinco prêmios, com destaques nas categorias voltadas para pequenos negócios, ecossistemas de inovação, médias e grandes empresas, onde representantes do estado obtiveram a primeira colocação.
Os ganhadores foram o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (PR), na categoria “Estágio Inicial” dos Ecossistemas de Inovação; a Oficina do Sorvete (Foz do Iguaçu), na “Inovação e Sustentabilidade” em Micro e Pequenas Empresas; a Tecnospeed (Maringá), na “Gestão da Inovação” em Médias Empresas; e o Grupo Boticário em “Inovação e Sustentabilidade” nas Grandes Empresas.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil.
Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.