Multinacional reforça uso de soluções sustentáveis no segmento durante o African Mining Indaba
Diante do cenário global, no qual as questões ambientais são prementes, a Schneider Electric, multinacional francesa de gestão de energia e automação industrial, tem contribuído para a conscientização sobre a importância das empresas promoverem novas práticas sustentáveis, incluindo aquelas do segmento da mineração.
Líder de Segmento de Mineração, Minerais e Metais da Schneider Electric para a África anglófona, Johan Pretorius, destaca que, ao adotar práticas sustentáveis e aproveitar tecnologias avançadas, as empresas do segmento podem reduzir consideravelmente seu impacto ambiental e melhorar sua eficiência operacional. “Isso envolve não apenas a implementação de fontes de energia renovável, como a energia solar, mas também a otimização de processos para minimizar o consumo e a emissão de poluentes”, explica Pretorius.
A mineração sustentável busca encontrar o equilíbrio entre a exploração de recursos naturais e a preservação do meio ambiente. Essa abordagem assegura o desenvolvimento econômico de uma comunidade — ou até mesmo de uma nação —, ao mesmo tempo em que preserva a saúde e a qualidade de vida das comunidades envolvidas.
Para isso, a utilização de sistemas de monitoramento e controle inteligentes pode aumentar a eficiência operacional, garantindo um uso mais eficaz dos recursos e reduzindo os custos de produção. “Essas práticas não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também contribuem para a construção de uma indústria de mineração mais sustentável e resiliente no longo prazo”, conta.
Para Fábio Amaral, CEO da Engerey, empresa parceira homologada para a fabricação de painéis elétricos da Schneider Electric no Brasil, a multinacional tem uma responsabilidade ética e moral de minimizar seu impacto ambiental e social nas comunidades onde opera. “Esse apoio à mineração sustentável demonstra o compromisso da empresa com a proteção do meio ambiente e o bem-estar das comunidades, contribuindo para um futuro mais equilibrado e consciente”, ressalta.
A Engerey, que possui sede em Curitiba e atende todo o Brasil, disponibiliza em primeira mão as novidades da Schneider. Entre os destaques estão os painéis elétricos sustentáveis PrismaSet de baixa tensão e os SM6, de média tensão, que oferecem assessoramento remoto e monitoramento online de seus componentes. A tecnologia embutida nesses equipamentos, além de ajudar a prevenir falhas e facilitar a manutenção preditiva, proporciona maior confiabilidade às operações industriais, sendo capaz de melhorar a gestão da energia e contribuir para a economia.
Pilares sustentáveis
A abordagem da Schneider Electric para a sustentabilidade na mineração se baseia em três pilares: automação, eletrificação e digitalização. Isso envolve uma ampla gama de produtos e soluções, desde software de gestão de energia, sistemas de monitoramento de energia e potência, equipamentos de média tensão e transformadores, até módulos de data center pré-fabricados.
“Essas soluções auxiliam as empresas de mineração na transição para um futuro mais sustentável”, destaca Fábio Amaral, da Engerey.
Fábio Amaral
Ainda segundo ele, “à medida que o mundo enfrenta os desafios das mudanças climáticas, a indústria de mineração tem a oportunidade de liderar pelo exemplo. Ao adotar tecnologias avançadas, as empresas de mineração podem não apenas reduzir seu impacto ambiental, mas também melhorar sua rentabilidade e contribuir para um futuro mais promissor para as gerações futuras”, conclui.